COBERTURA ESPECIAL - DQBRN - Terrestre

25 de Outubro, 2019 - 10:00 ( Brasília )

Exercício internacional de resposta a incidentes com ameaça biológica, química e radiológica


O Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN) participou do CELULEx 19, exercício de resposta a incidentes com ameaça biológica, química e radiológica, que ocorreu no período de 14 a 18 de outubro, na cidade de Lisboa, em Portugal.

A atividade ocorre anualmente e é realizada pelo Exército Português, visando promover o compartilhamento de conhecimentos em defesa QBRN, valorizando as ações de planejamento, participação e cooperação entre as organizações nacionais e internacionais competentes que atuam nessa área.

O CELULEx 19 foi realizado por meio do atendimento a emergências simuladas, contendo ameaças químicas, radiológicas e biológicas que foram criadas pela coordenação do exercício.



A atividade da qual o IDQBRN participou, que envolveu uma ameaça biológica, consistiu em uma investigação internacional acerca do alegado uso de Bacillus anthracis. Durante o exercício, foram observadas possíveis contaminações em animais e humanos.

O IDQBRN exerceu a função de perito, integrando a equipe de coleta de amostras ambientais e animais durante a simulação.

O evento contou, também, com a participação de peritos do Escritório das Nações Unidas Para Assuntos de Desarmamento (UNODA, da sigla em inglês), da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Mundial de Saúde Animal (antiga Organização Internacional das Epizootias – OIE), da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, da sigla em inglês), do Robert Koch Institut, King's College London e do Regimento BQRN do Exército Espanhol, entre outras entidades.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Venezuela

Venezuela

Última atualização 27 FEV, 11:20

MAIS LIDAS

DQBRN