Exército sedia Exercício Regional de Assistência e Proteção para Estados Partes da América Latina e Caribe

No período de 3 a 7 de junho de 2019, a Escola de Instrução Especializada (EsIE), Berço da Especialização no Exército, sediou o Exercício Regional de Assistência e Proteção para Estados Partes da América Latina e Caribe (EXBRALC IV) 2019, dentro do contexto de Defesa Química Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades brasileiras e estrangeiras, civis e militares, dentre as quais se destacaram as presenças dos integrantes da Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ); do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); do Ministério das Relações Exteriores (MRE); do Ministério da Defesa (MD); da Diretoria de Educação Técnica Militar; e do Vice-Almirante Ralph Dias Da Silveira Costa, do MD.

A atividade materializou o compromisso firmado entre a OPAQ e o Estado brasileiro, permitindo a troca de experiências entre os países participantes nos assuntos relacionados com a defesa química, por meio do MCTIC, do MRE e do MD.

A EXBRALC IV teve início na Marinha do Brasil e foi finalizada na EsIE. Durante a permanência na Escola, os alunos participaram de instruções teóricas e práticas e, como coroamento do estágio, realizaram um exercício final.

No EXBRALC, cerca de 40 alunos oriundos dos países latino-americanos realizaram atividades de reconhecimento de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN); além do resgate de vítimas e a descontaminação de feridos.

O Exercício contou com o apoio de diversos meios dispostos pelo 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1° Btl DQBRN) e de uma viatura blindada Guarani, cedida pelo 15º Regimento de Cavalaria Mecanizada.

O objetivo do Exercício foi de capacitar recursos humanos na área de Assistência e Proteção em Resposta a Emergências Químicas. Dessa forma, especialistas em DQBRN da EsIE, em parceria com os demais integrantes do sistema DQBRN brasileiro, proporcionaram aos participantes do evento o adestramento no terreno, acerca do Sistema de Comando de Incidente.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter