Reestruturação do Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército é finalizada

No mês de novembro, ocorreu o encerramento do Projeto de Reestruturação do Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército (SisDQBRNEx), que teve início no ano de 2013.

Ao longo de suas atividades, o Projeto contou com representantes do Estado-Maior do Exército, Comando de Operações Terrestres (COTER), Comando Logístico, Gabinete do Comandante do Exército, Departamento-Geral do Pessoal, Departamento de Educação e Cultura do Exército, Departamento de Ciência e Tecnologia e das organizações militares de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército (DQBRN). 

Reuniões sistêmicas ocorreram nesse período, para o amplo debate das necessidades e oportunidades de melhoria das atividades especializadas.

Cabe destacar que os integrantes do Projeto contribuíram para as ações realizadas para o emprego da DQBRN nos Grandes Eventos ocorridos no Brasil, no dimensionamento dos escalões de DQBRN do Exército Brasileiro e no aperfeiçoamento da doutrina em vigor.

Dentre os objetivos que se desejava alcançar, estavam:

a. promover a efetiva reestruturação do SisDQBRNEx no âmbito do Exército Brasileiro, ampliando sua capacidade de atuar com eficácia e eficiência nas atividades de DQBRN;

b. criar as condições necessárias para que, ao final do projeto, as atividades de DQBRN prossigam como um macroprocesso dentro da estrutura do Exército Brasileiro; e

c. criar Centros de Excelência acreditados por organismos nacionais ou internacionais para capacitação de recursos humanos, desenvolvimento de doutrina em DQBRN, identificação de agentes QBRN, assistência aos atingidos por aqueles agentes, ensaio e certificação de equipamentos, produção e desenvolvimento de material especializado.

A partir de agora, as ações do projeto serão continuadas por meio do SisDQBRNEx. O Sistema tem, no COTER, o seu órgão central que atua por meio de assessorias especializadas e na condução do preparo e emprego das organizações militares de DQBRN.

Tem, ainda, por atribuição, planejar, coordenar e controlar a execução das Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) relacionados ao adestramento específico de DQBRN, estabelecendo as metas para avaliação dessas atividades.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter