Alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos executam primeira atividade real de tiro de pistola

No dia 27 de março, o 20° Regimento de Cavalaria Blindado (20° RCB) realizou a primeira atividade de tiro real de pistola com os 79 futuros sargentos de carreira, alunos incorporados no presente ano no Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS).

A atividade consolidou  os conhecimentos adquiridos durante as instruções de tiro e técnica de material e levou em consideração, além da segurança inerente a toda atividade de tiro, os cuidados referentes à prevenção da COVID-19.

O Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS), realizado em dois anos, conta com 13 unidades formadoras responsáveis pela condução do primeiro ano: são as Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE), entre as quais encontra-se o 20° RCB, unidade integrante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e única UETE do Comando Militar do Oeste.

O segundo ano do curso é realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), na Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), de acordo com a opção de cada aluno na escolha de armas, quadros e serviços, realizada durante o 1º ano.

O CFGS, reconhecido curso de tecnólogo de nível superior, possui disciplinas e conteúdos específicos para a formação dos futuros líderes de pequenas frações, como treinamento físico militar; técnicas militares; armamento, munição e tiro; emprego em garantia da lei e da ordem; e patrulha. O curso possui, também, disciplinas voltadas à capacitação dos futuros sargentos para liderarem sob as complexas condições do combate do presente e do futuro: Direito, Língua Inglesa, História Militar, Ética e Liderança Militar e Psicologia, entre outras.

Além disso, destacam-se os exercícios no terreno, onde os alunos aplicam seus conhecimentos e capacidades nas diversas vertentes de sua formação: cognitiva, atitudinal, emocional, física e psicomotora.

Em 2020, as adversidades causadas pela pandemia da COVID-19 têm sido enfrentadas com coragem e responsabilidade por instrutores e pelos jovens alunos. Rigorosas medidas de prevenção e disponibilidade de locais de isolamento são medidas que tranquilizam instrutores, monitores, alunos e seus familiares, já que muitos residem longe de seus filhos.

Assim prosseguem, com a excelência devida, as diversas instruções e a formação dos futuros sargentos que, enfrentando e vencendo este grande desafio da realidade contemporânea, saberão liderar homens e mulheres para servir à Pátria e à sociedade brasileira, em qualquer lugar do Brasil ou em missões internacionais.

Fotos: ST Irajara / 20º RCB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter