Sistema de Educação e Cultura do Exército debate temas de ensino, desporto, pesquisa e administração militar

O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) promoveu, no período de 2 a 5 de março, o “XIII Encontro de Itaipava”, com a participação dos diretores, chefes e comandantes das organizações militares que compõem o Sistema de Educação e Cultura do Exército (SECEx), para debater temas relacionados ao ensino, à cultura, à educação física e aos desportos, à pesquisa e à administração militar.

A programação do encontro, que buscou atualizar e orientar os comandantes dos estabelecimentos de ensino do SECEx nos assuntos referentes às atividades de ensino previstas para o corrente ano, teve, no dia 2 de março, apresentações proferidas pelos Generais de Divisão Luciano Guilherme Cabral Pinheiro e Adilson Carlos Katibe, 1º e 3º Subchefes do Estado-Maior do Exército, respectivamente, sobre o tema “O Planejamento Estratégico e o Sistema de Educação e Cultura do Exército”, e pela Professora Doutora Claudia Maria Costin, sobre o tema “Os Desafios da Educação 4.0 no Brasil”.

No dia seguinte, o Vice-Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, General de Divisão Luis Henrique de Andrade, e o Comandante do Instituto Militar de Engenharia, General de Brigada Armando Morado Ferreira, apresentaram “As Possibilidades de Integração da Linha de Ensino Científico-Tecnológica com a Linha de Ensino Militar Bélico”.

Em seguida, o Chefe do DECEx, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, apresentou suas diretrizes para o SECEx, como uma resposta aos desafios para a educação, resultantes da síntese da conjuntura internacional e nacional.

As diretrizes estão alinhadas com o planejamento estratégico do Exército e indicam que a união de todos os integrantes do SECEx para a solução de tais desafios é o objetivo a ser alcançado e mantido.

O Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), General de Divisão Richard Fernandez Nunes, por sua vez, proferiu, no dia 4 de março, uma apresentação sobre o tema “A Comunicação Social no Exército Brasileiro”. Em seguida, o Coronel R1 Pedro Barboza de Souza Filho, do Comando de Operações Terrestres (COTer), apresentou o “Alinhamento Doutrinário do Centro de Doutrina do Exército com o DECEx”.

À tarde, o Professor Doutor Demétrio Martinelli Magnolli abordou “Os Desafios da Educação no Brasil – Uma perspectiva”. Como última apresentação do encontro, no dia 5 de março, a Professora Doutora Débora Castilho Duran Pietro Negrão de Souza apresentou “Os Desafios da Educação Militar”, indicando, entre outros pontos, que os comandantes e professores são modelos de inspiração para uma aprendizagem efetiva e que as tecnologias devem estar a serviço dos projetos.

O Encontro de Itaipava serviu, portanto, para nivelar o conhecimento dos integrantes do SECEx sobre os desafios para a educação militar, preparatória e assistencial, neste início do século XXI; integrar suas ações com o planejamento estratégico do Exército, com a comunicação social do Exército e com o Centro de Doutrina do Exército, para produzir respostas eficazes e necessárias para a formação, extensão, especialização e aperfeiçoamento dos recursos humanos que compõem a instituição Exército Brasileiro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter