COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

01 de Novembro, 2019 - 11:00 ( Brasília )

Manobra Escolar 2019 caracteriza uma das maiores simulações de combate do Exército




Concebida para que haja o emprego conjunto dos diversos Estabelecimentos de Ensino e das Organizações Militares especializadas, a Manobra Escolar, realizada pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), ocorrerá, em 2019, no período de 4 a 15 de novembro.

Serão mais de 4 mil militares, num dos maiores Exercícios de combate simulado, que ocuparão o Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e regiões adjacentes ao município de Resende, no estado do Rio de Janeiro.

Na simulação de combate, no contexto do emprego de uma Força Terrestre Componente em operações no amplo espectro, exploram-se tanto as operações básicas Ofensiva, Defensiva, Cooperação e Coordenação com agências quanto as complementares, tais como Abertura de Brechas, Junção, Busca, Combate e Salvamento.

Também são empregadas capacidades modernas como Operações de Informação, Defesa Cibernética, Evacuação de Não Combatentes e Assistência Humanitária. Além dos alunos das Escolas Militares, voluntários integrantes de universidades e de agências civis também participam da Manobra Escolar.

E entre as 80 Organizações Militares do Exercício, estão:

- Academia Militar das Agulhas Negras (RJ);
- Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (RJ);
- Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (RJ);
- Escola de Sargentos das Armas (MG);
- Escola de Saúde do Exército (RJ);
- Escola de Sargentos de Logística (RJ);
- Escola de Instrução Especializada (RJ);
- Escola de Artilharia de Costa Antiaérea (RJ);
- Comando de Aviação do Exército (SP);
- Centro de Adestramento Leste (RJ);
- Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes (GO);
- Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (DF);
- 1º Batalhão de Operações Psicológicas (GO);
- 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (RJ);
- Hospital Militar de Resende (RJ), e,
- Hospital de Campanha e Centro de Comunicação Social do Exército (DF).







Doutrina Militar

A Manobra Escolar é o coroamento do ano letivo dos diversos Estabelecimentos de Ensino do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

Visa consolidar nos discentes os conceitos relativos ao princípio do emprego integrado das Armas, Quadros e Serviços do Exército Brasileiro. O Exercício destaca ainda a importância das diferentes Escolas Militares na formação de homens e mulheres que desempenharão funções específicas e fundamentais para a guerra.

Ao explorar os atuais conceitos doutrinários da área militar, nas dimensões física, humana e informacional, empregando modernos materiais de emprego militar, a Manobra Escolar contribui para a evolução da Doutrina Militar Terrestre e com o preparo da Força para a Defesa da Pátria, a missão constitucional precípua do Exército.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Crise

Crise

Última atualização 19 NOV, 12:15

MAIS LIDAS

Doutrina Militar