Comandante do Exército Brasileiro profere palestra para alunos e estagiários do Curso Superior de Defesa

O Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Edson Leal Pujol, proferiu palestra para alunos e estagiários do Curso Superior de Defesa. A atividade ocorreu no dia 15 de maio, no Teatro Pedro Calmon, em Brasília, e fez parte da programação da viagem de estudos dos discentes da instituição de ensino, mantida pelo Ministério da Defesa.

O evento contou com a presença do Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva. Em sua apresentação, o General Leal Pujol abordou o planejamento estratégico e o processo de racionalização e transformação da Força Terrestre.

O Comandante traçou um panorama amplo e atual da instituição, explorando aspectos como os programas estratégicos, as diversas missões desempenhadas pelo Exército e os preceitos que regem sua atuação. Anualmente, a ESG, sediada no Rio de Janeiro, realiza uma série de cursos e estágios de altos estudos de política, estratégia e defesa, voltados tanto para militares como civis.

As viagens de instrução, como a que se realizou em Brasília, são parte importante do ano letivo. Acompanharam a palestra do Comandante do Exército, 188 integrantes do Curso Superior de Defesa (CSD), constituído por estagiários e alunos dos Cursos de Altos Estudos da ESG, da Escola de Guerra Naval (EGN) e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), além de 77 integrantes do Curso de Altos Estudos de Defesa da ESG – Campus Brasília.

O CSD 2019 conta com 32 civis, provenientes de diferentes órgãos governamentais do país, 148 integrantes das Forças Armadas, dois policiais militares (AL e SP) e seis militares de Nações Amigas (Argentina, Paquistão, Peru e Uruguai).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter