Professores e Alunos da UFRGS realizam Curso de Simulação de Combate

Dando continuidade às parcerias realizadas entre o Comando Militar do Sul (CMS), por intermédio do seu Núcleo de Estudos Estratégicos (CMS), e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocorreu, em Santa Maria, nos dias 3 e 4 de outubro, com o apoio da Assessoria de Relações Institucionais e Estudos Estratégicos da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), a 2ª fase do Curso de Simulação de Combate direcionado aos mestrandos, doutorandos e professores do Programa de Pós-graduação de Estudos Estratégicos Internacionais, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS.

O Curso está dividido em três fases: a primeira realizada na UFRGS no período de 21 e 28 de agosto, a segunda na Guarnição de Santa Maria nos dias 3 e 4 de outubro e a terceira fase a ser realizada na AEL Sistemas no dia 23 de outubro.

A atividade tem como objetivos proporcionar aos alunos e professores da UFRGS as noções básicas de simulação de combate (construtiva, virtual e viva), estreitar os laços de amizade e camaradagem entre as instituições envolvidas, e conhecer, na Guarnição de Santa Maria, o Centro de Adestramento Sul (CA-Sul), o Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), o TECNOPARQUE e as empresas KMW, DEFII e AEL Sistemas.

No dia 3 de outubrom, os alunos conheceram o CA-Sul, onde   participaram de instruções sobre a simulação virtual e viva, a metodologia de adestramento do Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF), conceitos relativos aos jogos de guerra (simulação construtiva) e, por fim, realizaram uma visita ao Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior.

Na última jornada, os alunos visitaram o CI Bld, onde  conheceram os projetos e parcerias com o meio acadêmico de Santa Maria, os cursos, estágios e treinamentos executados pelo CI Bld, os intercâmbios de especialistas no Brasil e em outros países, os sistemas de simulação empregados e a Alameda dos Blindados. No mesmo dia, finalizando a segunda fase do Curso de Simulação de Combate, os alunos visitaram o Tecnoparque e as empresas KMW e DEFII.

Participaram, também, das atividades, como convidados, alunos e professores das instituições de ensino superior da cidade, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Franciscana (UFN).

Fotos: 3ª DE / CMS – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter