COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

10 de Julho, 2018 - 10:30 ( Brasília )

Em Juiz de Fora, entrega da boina azul ferrete materializa conclusão do 1º Exercício de Longa Duração


Após realizarem o 1° Exercício de Longa Duração (ELD), os alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS) do 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (4° GAC L) receberam a boina azul ferrete no dia 30 de junho. O exercício havia se iniciado em 25 de junho, no Campo de Instrução de Juiz de Fora (CIJF), e durou cinco dias. 

No dia seguinte à conclusão do ELD, os alunos receberam a boina, durante uma formatura realizada no 4° GAC L, evento presidido pelo General de Brigada Carlos André Alcântrara Leite, Comandante da 4ª Brigada de Infantatira Leve (Montanha). A solenidade contou, também, com a participação de autoridades, personalidades de Juiz de Fora e familiares dos alunos.

Tradicionalmente, a entrega da boina materializa a conclusão do primeiro exercício no terreno da formação do militar, quando o militar está apto para compor frações de combate, após ter superado difíceis semanas de treinamento e o Exercício de Longa Duração. Receber a boina é o reconhecimento à austeridade, à dedicação e à vibração dos alunos, demonstradas ao superarem as dificuldades das instruções e provarem ter a força de vontade, a rusticidade e o preparo físico necessários para serem verdadeiros combatentes. Simbolicamente, a boina representa o verdadeiro "batismo" de um militar, quando o civil de antes agora é reconhecido como combatente básico do Exército Brasileiro.

O 1° Exercício de Longa Duração

 
 

O exercício teve inicio com os alunos executando uma marcha de 8 km do 4° GAC L até a área de estacionamento, localizada no CIJF, e, no decorrer da semana, foram ministradas as seguintes instruções: Observação Diurna, Orientação por Azimute Diurna e Noturna, Pista do Esclarecedor e Mensageiro, Utilização do Terreno Diurna e Noturna, Primeiros-Socorros e Transposição de Curso D’água. Ao término, foi realizada uma marcha de 12 km.

O objetivo precípuo do ELD foi o desenvolvimento e a execução dos conhecimentos obtidos nas intruções teóricas ministradas desde o início do curso.

A atividade propiciou que os alunos desenvolvessem, sobretudo, atributos atitudinais, qualidades de extrema importância para todos aqueles que escolhem como ideologia de vida a profissão militar. Os conhecimentos inerentes à formação do combatente básico adquiridos em sala de aula tiveram a sua aplicabilidade posta à prova no terreno, mensurando, dessa forma, o grau de aproveitamento dos futuros sargentos.



Fotos: 4° GAC L / EB


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Guerra Hibrida Brasil

Guerra Hibrida Brasil

Última atualização 20 NOV, 11:55

MAIS LIDAS

Doutrina Militar