Centro de Instrução de Engenharia do Exército

O Centro de Instrução de Engenharia de Construção foi criado pela Portaria do Comandante do Exército nº 108, de 1º de março de 2005, passando a funcionar, a partir de 1° de agosto daquele ano, dentro das instalações do 2º Batalhão Ferroviário, sediado na cidade de Araguari (MG), na região do Triângulo Mineiro.

Inicialmente, o Centro foi responsável pela capacitação de integrantes das organizações militares de Engenharia, no tocante às técnicas peculiares às atividades de construção, e pela preparação de contingentes de Engenharia para o cumprimento de missões de paz. Além disso recebe militares de nações amigas, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, e alunos de estabelecimentos civis de ensino superior, bem como interessados de outros órgãos.

Em 3 de agosto de 2017, o Centro de Instrução de Engenharia de Construção (CIE Cnst) teve a sua denominação alterada para Centro de Instrução de Engenharia (CI Eng), por meio da Portaria do Comandante do Exército nº 307, daquela data. Essa transformação teve como objetivo propiciar maior sinergia e racionalização no preparo de profissionais, otimizando a formação de especialistas da Força Terrestre, além de complementar a capacitação profissional dos militares de Engenharia, de outras Armas, Quadros e Serviços e, ainda, de outras Forças, nacionais e estrangeiras, aprimorando oficiais e praças no desempenho de atividades de combate, construção, meio ambiente e patrimônio.

 

O CI Eng está organizado da seguinte maneira: Diretor de Ensino; Instrutor Chefe; Seção de Planejamento e Operações; Seção de Ensino englobando as Subseções de Ensino A, B e C; Seção de Ensino a Distância; Seção de Comando e Pelotão Auxiliar.

Atualmente, são desenvolvidos os cursos e estágios listados abaixo no Centro de Instrução de Engenharia.

– Curso de Especialização em Equipamento de Engenharia para Oficiais e Sargentos.

– Curso de Suprimento de água para Sargentos de Engenharia.

– Estágio de Gerenciamento de Atividade de Construção para Oficiais.

– Estágio de Gerenciamento de Atividade de Construção para Cadetes do 4º ano de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

– Estágio Técnico de Atividade de Construção para Sargentos de Engenharia.

– Estágio Técnico de Atividade de Construção para alunos do Curso de Engenharia da Escola de Sargentos das Armas (ESA).

– Estágio de Gerenciamento de Obras para Capitães de Engenharia Aperfeiçoados e Chefes de Seção Técnica dos Batalhões de Engenharia de Construção.

– Estágio de Gerenciamento de Frota para Oficiais e Sargentos de qualquer Arma, Quadro ou Serviço.

– Estágio de Operador de Máquinas de Construção para Sargentos de Engenharia.

– Estágio de Ensaios Tecnológicos para Sargentos de Engenharia.

– Estágio de Técnico em Edificações para Sargentos de Engenharia.

– Estágio de Usinagem e Pavimentação Asfáltica para Sargentos de Engenharia.

– Estágio de Capacitação Técnica em Infraestrutura Ferroviária para Oficiais e Sargentos.

– Estágio de Topografia Operacional para Sargentos Topógrafos.

– Estágio de Meio Ambiente para Oficiais e Sargentos de qualquer Arma, Quadro ou Serviço.

– Estágio de Avaliadores de Imóvel da União para Oficiais e Sargentos graduados em Engenharia Civil e Ambiental de qualquer Arma, Quadro ou Serviço.

– Estágio de Patrimônio Imobiliário para Oficiais de qualquer Arma, Quadro ou Serviço.

– Estágio de Perfuração de Poços para Sargentos de Engenharia.

– Estágio de Desminagem para Oficiais e Sargentos de Engenharia.

– Estágio de Manutenção de Equipamento de Mergulho para Oficiais e Sargentos possuidores de Curso de Mergulho homologado pela Marinha do Brasil.

– Estágio de Combate a Incêndio para Oficiais e Sargentos de qualquer Arma, Quadro ou Serviço.

– Estágio de Manutenção de Geradores para Sargentos de qualquer Arma, Quadro ou Serviço.

– Estágio de Operação e Manutenção de Motores de Popa para Sargentos de qualquer Arma, Quadro ou Serviço.

O CI Eng contribui, ainda, com diversos Pedidos de Cooperação de Instrução, como, por exemplo, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Academia Militar das Agulhas Negras, Escola de Sargentos das Armas, Escola de Sargentos de Logística, Centro de Instrução de Operações Especiais, Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes e Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva.

 

O Centro possui as seguintes subordinações:

1. para o Curso de Equipamento de Engenharia, Curso de Suprimento de água, Estágio Técnico de Atividades de Construção, Estágio de Gerenciamento de Atividades de Construção, Estágio de Meio Ambiente, Estágio de Desminagem e Estágio de Manutenção e Operação de Motor de Popa, seu órgão gestor é o Departamento de Educação e Cultura do Exército, por meio da Diretoria de Educação Técnica Militar.

2. Para os demais estágios, o órgão gestor é o Departamento de Engenharia de Construção, por intermédio das seguintes Diretorias: Diretoria de Obras de Cooperação, Diretoria de Obras Militares, Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente e Núcleo da Diretoria de Material de Engenharia.

A visão de futuro do CI Eng é tornar-se a Escola de Engenharia do Exército, na qual todos os assuntos da Engenharia sejam ministrados, no intuito de colaborar com o processo de transformação do Exército, no campo da educação e cultura, atendendo às competências não somente da Arma de Engenharia, mas também as da Instituição. Ademais, considerar, em suas atividades, a racionalização dos meios atuais, com flexibilidade e modernidade, contribuindo para o aumento da capacidade operativa da Força Terrestre.

Reconhecido nacional e internacionalmente, o CI Eng é, hoje, graças ao comprometimento e dedicação de todos aqueles que fizeram ou fazem parte de sua história, um centro de excelência no que diz respeito à capacitação dos recursos humanos que atuam em toda a Força Terrestre, nos mais longínquos rincões de nosso País.

 

Foto: CI Eng / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter