Há 50 anos nascia a Divisão de Ensino da AMAN para aperfeiçoar a nobre missão de formar o líder militar

Em 14 de março, Divisão de Ensino da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) completou 50 anos e, para não deixar passar em branco, uma solenidade marcou a data.

A AMAN instalou-se em Resende em 1944, com o pioneirismo de cadetes vindos da Escola Militar do Realengo, sob o comando do então Coronel Mário Travassos. Esse momento histórico representou a concretização do sonho do Marechal José Pessoa e o ponto de partida para uma fase de amadurecimento na mentalidade de ensino no Exército Brasileiro.

Nos idos de 1958, ocorreu na AMAN um esforço para o aperfeiçoamento de uma estrutura mais adequada à nobre missão de forjar os futuros líderes da Força Terrestre. Nascia, assim, a Divisão de Ensino, com a aprovação do Regulamento da AMAN (R-70), feito por meio da Portaria nº 380, de 14 de fevereiro daquele ano. Na sequência, em Aditamento ao Boletim Interno Escolar, publicado em 14 de março, a Divisão de Ensino constaria pela primeira vez do organograma da AMAN como um setor diretamente subordinado ao Comando. Essa data passaria, então, a ser o marco de sua criação.

Nessa mesma publicação oficial, o Tenente-Coronel Pedro Luiz Taulois fora designado o primeiro Chefe da Divisão de Ensino da AMAN e a ele se seguiram muitos outros, também comprometidos com o saber e com a superação dos desafios contidos no universo da educação.

Consolidou-se, assim, o papel da DE na formação do cadete. A partir de então, foi possível integrar e coordenar os esforços para buscar a excelência na educação, em termos pedagógicos e científicos.

No desenrolar dos anos, a Divisão de Ensino vem contando com o apoio e a supervisão do Comando da AMAN e dos órgãos de direção e setoriais do Exército para o aperfeiçoamento da educação. A Divisão de Ensino da AMAN atualiza-se continuamente, trazendo aos bancos acadêmicos as mais modernas técnicas de ensino, buscando entregar ao Exército Brasileiro um oficial atualizado, com o pensamento voltado para os conflitos contemporâneos, com aguçado senso crítico e com olhar voltado para o futuro.

Fotos: AMAN / Agência Verde-Oliva – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter