Com início de atividades em março, novo campus da ESG, em Brasília, tem primeiro Comandante

A Escola Superior de Guerra (ESG) possui um novo campus, localizado na Capital Federal, que pretende iniciar suas atividades no mês de março de 2018, com o Curso de Altos Estudos e Defesa. Assim sendo, no dia 23 de fevereiro, no Salão Nobre do Ministério da Defesa, ocorreu a solenidade em que o novo comandante do campus assumiu a função, o General de Brigada Wilson Mendes Lauria. A cerimônia de assunção foi presidida pelo Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons.

Durante o evento, o Gen Schons lembrou a todos dos precursores: “tenho certeza de que, se os pioneiros fundadores da Escola Superior de Guerra do final da década de 1940, como o Marechal César Obino, o Marechal Oswaldo Cordeiro de Farias e o segundo comandante Marechal Juarez Távora, se eles estivessem aqui, se sentiriam muito felizes pela solenidade de hoje, assim como os primeiros integrantes”. O Gen Schons ainda destacou a necessidade de a ESG estar localizada também na Capital Federal, junto ao seu público-alvo: a alta administração federal.

A Instituição é subordinada ao Ministério da Defesa e possui um tradicional núcleo de estudos no Rio de Janeiro, iniciando, agora, suas atividades no Distrito Federal.  O evento contou com a presença de representes das Forças Armadas, de adidos militares e de integrantes do Ministério da Defesa.

Campus Brasília

O Núcleo da Escola Superior de Guerra em Brasília, conhecido como Campus Brasília da ESG, desenvolve temporariamente suas atividades acadêmicas e administrativas nas instalações do Ministério da Defesa. As instalações da Escola serão no Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS), 903, lote 77. O projeto da nova Escola está concluído e a fase de construção se encontra em processo de desenvolvimento, com previsão de início da obra para 2018/2019, com conclusão estimada em 2022/2023.

Segundo o site da Escola, o Campus Brasília está previsto na Estratégia Nacional de Defesa e foi aprovado em dezembro de 2008. Tem por finalidade aproximar a "Escola da Defesa" com o centro político e decisor. Suas instalações abrigarão o Comando, a área de ensino e a administração central e serão ministrados cursos e atividades escolares que intensificarão as relações com as diversas estruturas dos três Poderes, bem como com o meio acadêmico, projetando conceitos de Defesa e de Segurança Nacional junto à sociedade e qualificando recursos humanos em áreas temáticas de interesse do Ministério da Defesa.

Início do Curso Superior de Inteligência Estratégica 2018

Em solenidade presidida pelo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), General de Exército Décio Luís Schons, o Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) iniciou as atividades no dia 28 de fevereiro.

Com uma turma composta por trinta estagiários de diversificadas áreas, sendo dez das Forças Armadas; três Militares Estaduais e dezessete Civis, o CSIE tem por objetivo preparar seus integrantes para o exercício de funções de Inteligência Estratégica (dentro dos seus próprios órgãos) que estão ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

O Evento também contou com a presença do Subcomandante da ESG, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, acompanhado do Diretor do CSIE, Contra-Almirante Luiz Carlos e de Oficiais Generais do Comando da Escola.

Após o canto do Hino Nacional, ocorreu a apresentação dos estagiários do Curso e, na sequência, o Comandante iniciou uma breve exposição sobre a Escola, proferindo algumas palavras sobre a missão e as atividades exercidas na ESG. Em suas palavras, o General Schons também destacou alguns pontos sobre a ética profissional e a ética no âmbito militar. No encerramento, os estagiários puderam participar de um debate sobre os assuntos abordados durante a apresentação.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter