COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Defesa

10 de Novembro, 2017 - 12:10 ( Brasília )

3ª DE - Ministro Jungmann visita a Guarnição de Santa Maria


Santa Maria / RS - "Aqui é o coração da capacidade de dissuasão do Exército Brasileiro", foram algumas das primeiras afirmações do Ministro da Defesa, Raul Jungmann, durante sua visita à Guarnição de Santa Maria, nos dias 8 e 9 de novembro.

O Ministro foi recepcionado pelo Comandante Militar do Sul, General-de-Exército Edson Leal Pujol; pelo Comandante da 3ª Divisão de Exército, General-de-Divisão Marcos Antonio Amaro dos Santos; e pelo Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, General-de-Brigada Giovany Carrião de Freitas.



Estava acompanhado do Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General-de-Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen; do Secretario-Geral do Ministério da Defesa (MD), General-de-Exército Joaquim Silva e Luna; e do Secretário de Produtos de Defesa do MD, Dr Flávio Basilio; além de Oficiais Generais de sua comitiva.

Na primeira jornada, o Ministro recebeu as honras militares no 1° Regimento de Carros de Combate (1º RCC), e posteriormente assistiu a uma demonstração de um Pelotão de Cavalaria Mecanizada.



Após, o General Amaro realizou uma apresentação sobre as atividades e potencialidades da "Divisão Encouraçada", e a seguir, no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), o Ministro visitou os pavilhões de simulação e manutenção.

No CI Bld, teve a oportunidade também, de travar contato com as atividades desenvolvidas na missão de especializar militares das Forças Armadas e de Nações Amigas na operação de meios blindados e mecanizados, entre eles, o Guarani, que está entre os principais projetos estratégicos do Exército, e no emprego tático de frações de mesma natureza até o nível subunidade.

No prosseguimento, conheceu um apronto operacional de uma força-tarefa de Esquadrão de Carros de Combate e uma seção de Artilharía Antiaérea. Finalizando, visitou a Seção de Instrução de Blindados (SIB) do 1º RCC.

A última jornada ocorreu no Centro de Adestramento Sul, Organização Militar síntese do que há de mais moderno no Exército Brasileiro na preparação e treinamento de tropa.



Nas instalações do Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF), passou pelo Centro de Controle de Exercício, Posto de Observação 01 e Linha de Fogo. No Simulador de Adestramento de Comando e Estado Maior (SIMACEM) visitou as instalações e teve uma explanação do programa COMBATER.

"Expresso em nome de todos os brasileiros e brasileiras, um profundo orgulho, por esse trabalho aqui desenvolvido, que é de fundamental importância e grandeza para o nosso País" afirmou o Ministro em suas palavras de despedida na "Capital dos Blindados".


VEJA MAIS