COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

10 de Outubro, 2017 - 10:10 ( Brasília )

International Master Gunner Conference 2017 (IMGC) - Dia Um


English version

09 de outubro – Teve início nesta data a XIX International Master Gunner Conference 2017 (IMGC – 2017). O Cel Colombo, Comandante do Centro de Instrução de Blindados, realizou a aula inaugural, falando sobre a tropa blindada do Exército Brasileiro, origens, atualidade e perspectivas para o futuro.

Participam da Conferência 16 militares das delegações do Brasil, Noruega, Alemanha, Chile, Dinamarca, Espanha, Polônia, Suécia e Finlândia.

Logo após a aula inaugural, foi realizada a foto oficial do evento e foi dado início às apresentações versando sobre as inovações aplicadas à especialidade.

Artigo relacionado:  

International Master Gunner Conference - Dia Zero [Link]



A vinda da IMGC para o Brasil é um marco para a tropa blindada do Exército Brasileiro, podendo ser considerada um reflexo da qualidade demonstrada por nossos Instrutores Avançados de Tiro em eventos nacionais e internacionais.

A IMGC vem sendo realizada anualmente desde 1999 e contará, nesta oportunidade, com a presença de 18 especialistas oriundos de 9 países: Alemanha, Brasil, Chile, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Noruega, Polônia e Suécia.

Durante a atividade, os participantes apresentarão atualizações e novas experiências relacionadas ao emprego de suas plataformas blindadas, buscando a integração de todos em um ambiente profissional e congregador.

O Master Gunner, ou Instrutor Avançado de Tiro, tem suas origens no ano de 1975, quando o Exército Norte-Americano criou o programa homônimo, com o objetivo de elevar os índices de adestramento de suas guarnições blindadas.

O batismo de fogo de tal inovação ocorreu em 1991, na Operação Tempestade no Deserto, no Iraque, e, diante do sucesso alcançado, diversos países passaram a formar seus próprios especialistas.

No Brasil, o Centro de Instrução de Blindados especializa oficiais e sargentos como Instrutores Avançados de Tiro desde o ano de 2011, cumprindo com sucesso seu papel de vetor de excelência e modernização no emprego de blindados.


VEJA MAIS