COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

29 de Setembro, 2017 - 09:20 ( Brasília )

Programa de Disciplinas Eletivas na AMAN

Uma efetiva ferramenta a serviço da Educação por Competências.

A formação do oficial combatente de carreira do Exército na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) ganhou mais uma nova ferramenta: o Programa de Disciplinas Eletivas.

Este programa teve início em 2016, disponibilizando um espectro de oportunidades para que os 435 cadetes do 4º ano adquirissem conhecimentos e habilidades e desenvolvessem atitudes em temas extracurriculares de interesse da Força Terrestre.

As Eletivas abrangem um período de seis semanas, nos meses de agosto e setembro, englobando 46 disciplinas de diversas áreas de concentração do Sistema Ciências Militares.

São ministradas por docentes de notório saber, como mestres e doutores de instituições de ensino superior civis e militares, especialistas das Forças Armadas e de forças auxiliares.



As atividades são desenvolvidas em universidades e organizações militares espalhadas por todas as regiões do Brasil. São alguns exemplos das disciplinas do programa, que projetam positivamente a imagem da Força: o Estágio de Artilharia de Foguetes, no Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes (CI Art Fgt), em Formosa (GO); o Estágio de Blindados, no Centro de Instrução de Blindados (CIBld), em Santa Maria (RS); o Estágio de Explosivos, ministrado na AMAN pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) de Brasília; o Estudo Estratégico, Defesa e Política Externa, ministrado na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro (RJ).

Além de outras atividades que funcionam na própria Academia, como: Gerenciamento de Projetos; Qualidade na Administração Pública; e Introdução à Análise de Investimentos.

Essa nova ferramenta da educação superior militar na AMAN tem contribuído para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da inovação, bem como concorre para a ampliação de conhecimentos e aquisição de outras habilidades relevantes para a aprendizagem significativa dos futuros oficiais.

O Programa de Disciplinas eletivas da AMAN tem-se mostrado fundamental para a formação de um desejável excedente cognitivo nos futuros oficias combatentes de carreira do século XXI, aqueles que terão o desafio de consolidar o processo de transformação da Força da Era Industrial para a Era do Conhecimento.



Fotos: AMAN / EB


VEJA MAIS