COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Tecnologia

06 de Setembro, 2017 - 02:00 ( Brasília )

20º BIB - Estágio de uso de Simulador de Tiro



No período de 28 a 31 de Agosto foi realizado nas instalações do Centro de Simulação Virtual do 20º BIB, em Curitiba, o estágio de emprego e manutenção do simulador de tiro STAP Modelo Unidade (STAP - Sistema de Treinamento em Armas Portáteis).

Participaram do estágio a equipe de simulação do batalhão e os oficiais e sargentos de tiro das companhias. Ministrado por engenheiros da EBTS, Empresa Brasileira de Treinamento e Simulação, fabricante do simulador.

Durante o estágio foram abordados diversos assuntos dentre eles:

- Diferenças entre a versão do STAP sub unidade e a versão unidade
- Uso do simulador nos exercícios da IGTAEx
- Emprego do simulador na instrução militar
- Simulação de emprego de frações
- Criação de cenários
- Criação de exercícios
- Manutenção preventiva e corretiva

 
A finalidade do estágio foi a de qualificar os instrutores e operadores nos novos recursos do simulador STAP que está em fase de upgrade tecnológico no 20º BIB. Este upgrade tecnológico que está sendo efetuado com recursos provenientes do COTER elevará o padrão operacional do simulador em uso no batalhão incluindo novas funcionalidades, dentre as características incorporadas podem ser destacadas:

- Possibilita o tiro com o novo fuzil da IMBEL IA2 além de pistolas 9mm, FAL e PARA FAL
- Até 08 atiradores simultaneamente (o modelo sub-unidade comportava 4 atiradores)
- Integração do simulador de tiro com o VBS3 usado para simulação de emprego de blindados
- Capacidade de futuramente incorporar novas armas simuladas de emprego coletivo (ex: Mtr .50, Mtr MAG, Morteiro, AT4, Karl Gustav)
- Exercícios de tiro previstos na IGTAEx do EB
- Foram criados treinamentos específicos para treinamento da infantaria pela própria equipe do batalhão
- Emissão de gráficos comparativos entre exercícios reais e simulados


Com isso o 20º BIB passa a ter uma maior capacidade de treinamento do seu efetivo utilizando o moderno fuzil IA2 e o remanescente dos fuzis FAL  e PARA FAL propiciando uma melhor capacitação aos militares sejam eles  recrutas ou profissionais .

Além da atualização tecnológica em curso foi firmado um contrato de SLI (serviço de logística integrado) onde a EBTS prestará os serviços de manutenção corretiva, atualização tecnológica, conserto ou reposição de peças e fornecimento de materiais consumíveis do simulador STAP - Modelo Unidade para o Exército Brasileiro.
 
Sobre o 20º BIB

O 20º BIB - Batalhão de Infantaria Blindada ou Batalhão Sargento Max Wolff Filho é uma das unidades mais tradicionais do Exército do Brasil, e está subordinado a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada de Ponta Grossa, PR.

O 20º Batalhão de Infantaria Blindado foi criado em 1972, quando recebeu 48 Blindados de transporte tipo M113-B. O 20 BIB possui um efetivo de aproximadamente 1.000 homens e ocupa uma área de 196 mil metros quadrados no Bairro Bacacheri na cidade de Curitiba, Paraná.

Atualmente é comandado pelo Cel Gerson Rolim da Silva.


Sobre a EBTS

A EBTS – Empresa Brasileira de Treinamento e Simulação é uma companhia dedicada a transformar o paradigma atual de treinamento e simulação, onde disponibilizamos para o mercado modernas soluções levando sempre em consideração alto nível tecnológico e compromisso com a qualidade de sua fabricação. 

Fundada no ano de 2009 na Incubadora de Empresas da Base Tecnológica do Exército Brasileiro, nesta ocasião se localizava no Bairro da Urca na Cidade do Rio de Janeiro. Atualmente a empresa mantém sua sede na Cidade de Curitiba.

A EBTS desenvolve simuladores para emprego nas áreas segurança e defesa os seus produtos destacam-se por tecnologia 100% Brasileira sendo já empregados por Policias Civis e Militares e Exército Brasileiro









VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Brasil - EUA

Brasil - EUA

Última atualização 25 SET, 01:20

MAIS LIDAS

Doutrina Militar