COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

11 de Agosto, 2017 - 12:00 ( Brasília )

AD/5 - Apoio técnico aos 9º e 18º GAC do CMO

Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército presta apoio técnico ao 9º GAC e ao 18º GAC do CMO

 
Fonte AD/5


Entre os dias 1º e 4 de agosto do corrente ano, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) realizou visitas de orientação do Período de Instrução Individual de Qualificação (IIQ) nos 9º e 18º Grupos de Artilharia de Campanha, pertencentes ao Comando Militar do Oeste (CMO), e sediados, respectivamente, em Nioaque – MS e Rondonópolis – MT.

A atividade teve como objetivo verificar o nível de aprestamento das tropas e as condições de emprego do material de artilharia, por meio da integração dos subsistemas de Linha de Fogo, Central de Tiro, Topografia, Comunicações e Observação.

Na oportunidade, foram realizadas formaturas de Apronto Operacional de uma Bateria de Obuses, com verificação do material das peças, dos obuseiros e das viaturas tratoras, finalizando com uma verificação minuciosa dos tubos e o uso do tradicional lenço branco, a fim de ressaltar a importância do espírito de manutenção preventiva inerente à Arma de Artilharia.

Em seguida, os subsistemas integrados foram desdobrados no terreno, culminando com o tiro do Dispositivo de Treinamento 14,5 mm.

Encerrando a visita de orientação, o Comandante da AD/5, juntamente com seu Estado-Maior, apresentou as observações colhidas ao longo da jornada, contribuindo para o aprimoramento do nível de instrução das Unidades e otimizando o assessoramento técnico de apoio de fogo a ser prestado aos respectivos Grandes Comandos enquadrantes.

Formatura do 9º GAC, em Nioaque – MS




Preparação do 9º GAC, em Nioaque – MS



SARP HORUS FT100 da FT Sistemas no 9º GAC
Ver matéria FT e EB iniciam Operação do SARP HORUS FT100 Link

Apresto Operacional do 18º GAC Rondonópolis – MT.



Inspeção no 18º GAC - Rondonópolis MT


VEJA MAIS