COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

23 de Junho, 2017 - 09:35 ( Brasília )

Mobilização Nacional em pauta na 5ª RM


A 5ª Região Militar (5ª RM) coordenou, neste mês de junho, um evento sobre a Mobilização Nacional, cujo tema girou em torno dos “Recursos Logísticos para a Mobilização”. Atividade era direcionada a empresários, representantes das Federações da Indústria e do Comércio, e integrantes do meio acadêmico dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, uma oportunidade de interação da Base Industrial com a Defesa Nacional.

O General de Exército R1 Adhemar da Costa Machado Filho, Chefe do Escritório de Ligação Sul do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, trouxe à discussão o assunto em uma palestra ministrada ao público. Foi apresentado, ainda, o conceito da "Tríplice Hélice", no qual é definido o papel relevante no ambiente da Ciência e Tecnologia para a Defesa, da interação de três atores principais: Indústria, Defesa Nacional e Academia. Tal modelo, já adotado em diversos países, proporciona as condições ideais para a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

Em seguida, foi proferida uma palestra, pela 5ª RM, sobre o Sistema Nacional de Mobilização e a interação com as indústrias e suas capacidades logística. Ao término, ocorreu uma visita técnica ao Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar, com a finalidade de apresentar o Projeto de Modernização das Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) M-113 BR.

Colaboraram e prestigiaram as atividades o Comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), General de Divisão José Luiz Dias Freitas; o Comandante da 5ª RM, General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva; o Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, General de Brigada Jorge Roberto Lopes Fossi; e o Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª DE, General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara; além de oficiais e praças integrantes do Sistema de Mobilização na área jurisdicional da 5ª RM e convidados.

O que é Mobilização Nacional?

Prevista na Constituição Federal, trata-se de um instrumento legal que tem por objetivo manter o País preparado para fazer frente a uma eventual agressão estrangeira. Durante um conflito, a Mobilização Nacional, cuja decretação é uma prerrogativa do Presidente da República, canaliza todos os recursos do País – humanos, financeiros e materiais – para atender aos esforços contra a agressão estrangeira.

Mesmo em situação de normalidade, a atividade deve ser objeto de atenção do Governo e de toda a sociedade. A aplicação dos recursos financeiros destinados aos Programas de Desenvolvimento Nacional deve guardar perfeita sintonia com setores de interesse da Defesa Nacional, utilizando-se, para tal, de um sistema integrado por órgãos do Governo denominado Sistema Nacional de Mobilização.



Fotos: 5ª RM / EB


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


UNODC

UNODC

Última atualização 19 SET, 12:30

MAIS LIDAS

Doutrina Militar