Negociações entre Embraer e Boeing podem ser concluídas em um mês

Vanessa Adachi

As negociações para que a Boeing compre a área de aviação comercial da Embraer podem ser concluídas em três a quatro semanas, se não surgir algum novo obstáculo como uma objeção do governo, disse uma pessoa com conhecimento do assunto.

Entre os pontos ainda em aberto estão o percentual final que as duas companhias terão numa joint-venture que será criada para absorver os negócios de aviação comercial da brasileira. Os percentuais devem mesmo ficar em torno de 80% para Boeing e 20% para Embraer, mas a questão não foi sacramentada. O valor a ser pago pela Boeing à Embraer também ainda não foi fechado, além de outros detalhes menos relevantes.

De acordo com outra pessoa próxima das conversas, uma das dificuldades enfrentadas é que existem várias instâncias do governo envolvidas, com interesses distintos. `Para o governo estar de acordo é preciso que a Defesa concorde, a Aeronáutica concorde, e também a Fazenda e o Planalto. Cada um com uma visão diferente. Aeronáutica com visão mais estratégica, de longo prazo, enquanto outros têm preocupações mais de curto prazo, como a eleição de outubro`, explicou essa pessoa, completando que as negociações caminham, apesar das dificuldades.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter