Boeing pode manifestar interesse em disputa de jatos de combate no Canadá, diz executivo

A Boeing pode expressar interesse em participar de uma concorrência de jatos de combate no Canadá, apesar de uma recente disputa comercial, mas ainda está estudando o caso, disse nesta segunda-feira um executivo sênior.

A Boeing tem até 9 de fevereiro para expressar interese em fazer parte de uma oferta por 88 jatos avaliados entre 15 bilhões e 19 bilhões de dólares canadenses (12,1 bilhões a 15,3 bilhões de dólares).

Perguntado antes do Cingapura Airshow se a fabricante de aeronaves norte-americana manifestaria interesse até sexta-feira, o vice-presidente de vendas na divisão de Defesa e Espacial da companhia, Gene Cunningham, disse a repórteres: “Essa é certamente uma possibilidade e informaremos assim que se desenrolar.”

A relação da Boeing com o Canadá azedou desde que a empresa norte-americana prestou queixa contra a atuação da fabricante canadense de aeronaves Bombardier no mercado norte-americano. Uma comissão de comércio dos EUA rejeitou a reclamação registrada pela Boeing em 26 de janeiro.

Cunningham ainda disse que a Boeing está em discussões na Ásia para possíveis vendas de defesa, incluindo helicópteros de ataque nas Filipinas e na Tailândia.

A Boeing também teve conversas preliminares com o Vietnã, após a suspensão de um embargo de armas norte-americano, em 2016.

“Estivemos no Vietnã diversas vezes para conversar, mas ainda estamos em uma fase de formulação”, afirmou Cunningham, acrescentando que a Boeing seguirá estritamente controles de exportação específicos que se aplicam a todos os produtos militares.

(1 dólar = 1,2414 dólar canadense)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter