25 de Novembro, 2019 - 10:35 ( Brasília )

Defesa

Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas celebra nove anos

Durante cerimônia foi imposta a Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas

Tenente Elias E Tenente-Coronel Santana

O Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) celebrou, nesta sexta-feira (22), seu nono aniversário durante solenidade militar, com a imposição da Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Edson Leal Pujol; do Comandante da Aeronáutica Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; além do Chefe do EMCFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho.

Também estavam presentes Oficiais-Generais, membros do Almirantado, do Alto-Comando do Exército e da Aeronáutica; autoridades integrantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; Ministros do Superior Tribunal Militar; Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; Adidos Militares acreditados junto ao governo brasileiro; entre outras autoridades militares e civis.

“Ao comemorar nove anos de criação, vejo o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas amadurecido nas suas competências, principalmente, quando se considera a interoperabilidade entre as Forças Armadas”, destacou o Chefe do EMCFA.

A Medalha foi entregue a seis Instituições e Organizações Militares e a 56 autoridades civis e militares, entre elas, o Tenente-Brigadeiro Bermudez, o Comando da Aeronáutica (COMAER) e o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). A honraria destina-se a agraciar militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham prestado serviços relevantes ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

A solenidade foi encerrada com um desfile militar. A tropa foi composta por militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Missão

O EMCFA foi instituído em 2010, com a missão de promover e coordenar a interoperabilidade entre as Forças Singulares e assessorar o Ministro da Defesa. “Nos últimos anos, evoluímos muito pelos adestramentos conjuntos, como por exemplo, as Operações Ágata; e pelas Missões de Paz, particularmente aquelas com emprego de tropa, como no Haiti”, ressaltou, durante discurso, o Ministro da Defesa.

Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER



ÚLTIMAS

Defesa

MAIS LIDAS