ESG BSB – Abertura Curso de Análise de Crises Internacionais

No dia 22 de abril de 2019, o Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG) iniciou 1ª edição do Curso de Análise de Crises Internacionais (CACI). O Curso é resultado das experiências obtidas com o Ciclo de Estudos sobre Análise de Crises Internacionais, que vinha sendo realizado pelo Campus Brasília desde 2016.

O objetivo do CACI é preparar civis e militares para análise de crises internacionais por meio do estudo de um aparato teórico e conceitual que desenvolva habilidades interpretativas para a compreensão da realidade política internacional contemporânea.

Durante a cerimônia de abertura, o Gen Bda Vendramin, Comandante do Campus Brasília da Escola, destacou que o curso tem natureza instrumental e deve fornecer instrumentos para a produção de uma análise de crise coerente que permita um assessoramento de alto nível.

O Curso terá duração de 4 semanas e será realizado todas as terças, quartas e quintas-feiras, com carga horária total de 54 horas/aula. O CACI trabalha com conteúdo das disciplinas de Relações Internacionais, Geopolítica, Direito Internacional Público e Economia Política Internacional.

As aulas serão ministradas pelos professores do Campus Brasília, Cel Paulo Roberto, Cel Gustavo Abreu e Maj Selma Gonzales e também pelo professor convidado Luiz Cesar Loureiro de Azevedo.

Esta primeira edição contará com 31 estagiários, civis e militares, dos seguintes órgãos: Forças Armadas brasileiras, Presidência da República, Ministério da Defesa, Ministério da Relações Exteriores, Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Gabinete de Segurança Institucional (GSI/PR), Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE/PR), Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Militar do Distrito Federal e Polícia Civil do Distrito Federal.

Maiores informações podem ser encontradas no site da ESG: www.esg.br

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter