Livro Branco vai expor táticas dos militares em guerras e calamidades

Correio do Estado

O Governo Federal está iniciando a elaboração de um livro. Ele vai tratar da defesa nacional, detalhando políticas e estratégias das Forças Armadas. Durante todo o dia de hoje, militares e civis participaram de evento na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul). “O Livro Branco de Defesa Nacional é uma forma de apresentar as forças armadas do país tanto para a comunidade nacional como internacional”, aponta o General Rocha Paiva.

Durante as palestras que aconteceram pela manhã e tarde, os assuntos mais tratados foram os interesses nacionais, segurança, interação com a sociedade e defesa. “É uma forma de estabelecer laços de confiança mútua, de conhecimento mútuo. O livro vai ajudar muito em um aspecto importante no emprego do poder militar, que é a cooperação com nossos vizinhos e outros países fora do contexto regional”, comenta o General Rocha.
saiba mais

A meta das Forças Armadas é divulgar o trabalho que executam e mostrar à sociedade as estratégias usadas em caso de calamidades ou até mesmo guerra. “O tema defesa não é muito divulgado no nosso País, ele fica sempre um pouco restrito ao Ministério da Defesa, aos militares, mas na realidade o assunto é do interesse de todos os brasileiros. O Livro Branco vem para preencher essa lacuna, ele é um documento oficial, do estado, onde o governo federal vai expor as suas políticas e estratégias com relação a defesa.”, explica o General Júlio de Amo Jr.

A previsão para lançamento do livro é ´para final de 2012. Por enquanto é possível acompanhar a progreção no site: livrobranco.defesa.gov.br.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter