Exército irá ouvir candidatos sobre propostas ligadas à Defesa


BRASÍLIA — O comando do Exército irá se reunir com os principais candidatos à Presidência para discutir temas ligados à Defesa. Um documento com propostas está sendo elaborado para ser apresentado aos políticos. O comandante do órgão, general Eduardo Villâs Boas, participará dos encontros.

— Estamos produzindo um paper onde apresentaremos aos candidatos nossas características e necessidades, além de estimular a discussão sobre o tema Defesa no âmbito da sociedade — explica um general ligado ao comando do Exército.

A informação foi antecipada pelo jornal "O Estado de São Paulo". Devem ser convidados para as conversas os candidatos Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB), entre outros.
 
PREOCUPAÇÃO COM PROJETOS EM ANDAMENTO

Entre os militares, há uma preocupação em garantir recursos para projetos em andamento, como a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro e a conclusão da compra dos caças suecos Gripen.

Outro projeto, a construção de novas corvetas, foi afetado pelos cortes realizados pelo governo em diversos ministérios para garantir a redução do preço do diesel. O Ministério da Defesa perdeu R$ 500 milhões.

Ao menos 81 militares — entre generais, oficiais de alta patente, suboficiais, sargentos e cabos — pretendem se apresentar para as eleições deste ano, segundo uma lista compilada pelo general da reserva Roberto Peternelli, de São Paulo, principal arregimentador dos candidatos saídos da caserna.

Lista sumária dos Projetos Estratégicos de cada Força:

EXÉRCITO

Viatura Blindada Guarani

Sistema de Foguetes ASTROS 2020

Sistema de Monitoramento e Vigilância da Fronteira – SISFRON


FAB

Programa Gripen NG

Avião de Transporte Multimissão KC-390


MARINHA
 

Programa de Obtenção de Submarinos PROSUB
(Convencional e Nuclear)

Programa Nuclear da Marinha (PMN)

PROSUPER

Classe de Corvetas Tamandaré
 

Ministério da Defesa

Helicópteros para FAB / MB / EB e Presidência  H-XBR (EC-225M)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter