Ministro Silva e Luna participa de passagem de comando do CMSE

Major Sylvia Martins

O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, esteve ontem (3), em São Paulo, no Quartel-General do Ibirapuera, na solenidade de transmissão de cargo do Comando Militar do Sudeste (CMSE), do Exército Brasileiro. O general de Exército João Camilo Pires de Campos passou o cargo para o general de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira.

Em solenidade marcada pela presença maciça de oficiais generais da ativa e da reserva, ex-ministros de Estado, autoridades civis dos três Poderes e de órgãos do estado de São Paulo, o general Campos também se despediu do serviço ativo, após 48 anos de serviços prestados ao Exército.

Em seu discurso, o general Campos usou várias vezes a palavra gratidão para destacar o seu sentimento no evento com relação à família e à Força Terrestre. “Gratidão a este grande espírito chamado Exército de Caxias, o Exército de todos os brasileiros, por ter me proporcionado a grata oportunidade de servir”, disse.

O general Ramos, que assumiu o CMSE, foi adido militar de defesa em Israel, chefe de Estado-Maior da Brigada de Infantaria Paraquedista (RJ), chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (RJ), comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada em Pelotas (RS), Force Commander na Missão de Paz no Haiti, comandante da 11ª Região Militar (DF) e da 1ª Divisão de Exército (RJ). Nesta, foi responsável por todas as ações de segurança relativas à Copa do Mundo de Futebol 2014 e aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, em Deodoro (RJ). Antes do atual cargo, encontrava-se como vice-chefe do Estado-Maior do Exército, em Brasília.

Durante a solenidade, o ministro Silva e Luna esteve acompanhado do ex-ministro da defesa Aldo Rebelo; ex-comandante do Exército e do CMSE, general Albuquerque; comandante da Marinha, almirante Leal Ferreira; comandante do Exército, general Villas Bôas, brigadeiro Cury (representando o comandante da Aeronáutica).

Foto: Sgt Sérgio/8º BPE

CMSE

O comandante do Exército, general Villas Bôas, em discurso, lembrou que há tropas do CMSE participando da Intervenção Federal no Rio de Janeiro. Ressaltou também a presença de policiais militares na solenidade e o papel de todos no trabalho em prol da segurança da população. 

Para o general Villas Bôas, a numerosa participação de autoridades civis e militares, chamados amigos, na solenidade, se deve “a identidade e integração entre o Comando Militar do Sudeste e a população paulista e paulistana”.

O Comando Militar do Sudeste, composto por organizações de diversas cidades do estado de São Paulo, tem sido reconhecido pelo alto nível operacional de suas tropas e pela participação nas diversas missões de paz, principalmente, na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), em diversos contingentes do Exército.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter