Ministro Silva e Luna participa de seminário sobre defesa nacional

Alexandre Gonzaga

O ministro da Defesa interino, general Joaquim Silva e Luna, participou na manhã desta quarta-feira (14), da abertura do seminário "Defesa Nacional: uma agenda estratégica", promovido pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Em seu discurso, o ministro Silva e Luna destacou que os assuntos de Defesa devem transitar pela sociedade. "Passando, particularmente, pela academia, a indústria e o governo, para que, havendo uma convergência de entendimentos, se possa também haver uma convergência de esforços.

É possível se alinhar esforços, é possível se definir recursos no orçamento, ou seja, é preciso se ter resultados. Poder sair do papel, da inauguração de ideias, e passar para inaugurar projetos, ou entregas", disse o ministro.

Em outro trecho da sua fala, Silva e Luna lembrou que o Brasil é um ator global e influente e que é preciso ser percebido dessa forma. "Precisa ter poder dissuasório capaz de garantir as suas riquezas, capaz de garantir aquilo que nossos antepassados conquistaram, que nós herdamos, e temos que entregar para aqueles que o receberão ainda melhor e mais robusto", ressaltou.

Já o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, que presidiu a cerimônia de abertura, afirmou que é preciso dar mais atenção à área de tecnologia. "Trata-se de um setor que historicamente é acompanhado pelo processo de desenvolvimento nacional e apresenta todos os atributos para fomentar o crescimento econômico e incremento das tropas e o desenvolvimento científico e tecnológico do país", disse.

O Seminário ocorreu durante todo o dia de hoje (14), no auditório do anexo I, do Palácio do Planalto, com especialistas da Secretaria de Assuntos Estratégicos, dos Ministérios da Defesa e de Relações Exteriores, e representantes da Base Industrial de Defesa.

Participaram ainda da cerimônia o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general Sérgio Etchegoyen; o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (representando o comandante do Exército), general Juarez Aparecido de Paula Cunha; o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho; o secretário especial de Assuntos Estratégicos, Hussein Kalout, além de adidos, embaixadores, empresários e membros da Academia.

Fotos: Sargento Manfrim/MD

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter