10 de Outubro, 2017 - 17:00 ( Brasília )

Defesa

Forças Armadas debatem cooperação em Ciência e Tecnologia

DCTA sedia Encontro Interforças de Cooperação em Ciência e Tecnologia. A intenção é incrementar a interoperabilidade entre as Forças.

Tenente Dariane / Tenente Elias


O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no dia três de outubro, o Encontro Interforças de Cooperação em Ciência e Tecnologia (C&T). O objetivo foi promover o intercâmbio entre Exército, Marinha e Aeronáutica, buscando identificar, de forma mais acentuada, as áreas de interesse comum que possam ser alvo da racionalização de esforços para a obtenção de resultados.

Estiveram presentes o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior; o General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha; além de Oficiais-Generais das Forças Armadas.

“A intenção é incrementar a interoperabilidade entre as Forças e maximizar a utilização dos recursos disponíveis às atividades de C&T”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Amaral. "A ideia foi uma iniciativa do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil que, inicialmente, estabeleceram as tratativas para a sua viabilização. Em seguida, o DCTA, por possuir diversas atividades passíveis de cooperação, foi convidado a integrar esse grupo juntamente com as demais Forças", complementou.

Desde o início do ano, a Coordenadoria de Relações Institucionais do DCTA, com o auxílio da Divisão de Projetos do Subdepartamento Técnico, empenha esforços para estabelecer planos de trabalho em conjunto com o Exército e a Marinha.

Como resultado inicial dessas conversações, o Instituto de Fomento Industrial (IFI), unidade subordinada ao DCTA, foi escolhida para liderar a atividade “Qualidade”, por causa da sua experiência e expertise no assunto. Após a reunião gerencial, a comitiva visitou alguns laboratórios que desenvolvem competências na área de Ciência e Tecnologia da Divisão de Sistemas Espaciais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).


 

Fotos: DCTA / Agência Força Aérea