Dia da Independência em Brasília reúne civis e militares em tradicional demonstração de patriotismo.

O Sete de Setembro reuniu cerca de 30 mil pessoas na Capital Federal. Todos ansiosos para o tradicional desfile no “Eixo Monumental”, uma das avenidas principais da cidade, com mais de três mil militares do Exército, da Marinha, da Força Aérea e das Forças Auxiliares.

Os 1.200 integrantes do Comando Militar do Planalto estiveram divididos entre tropas motorizadas e a pé. Com o tema “Viva sua Independência”, o desfile deste ano teve início com a passagem do Fogo Simbólico, conduzido pelo medalhista olímpico Vicente Lenílson. Logo em seguida, alunos de escolas públicas do Distrito Federal fizeram uma homenagem durante o desfile cívico-escolar aos quatro elementos da natureza: terra fogo, água e ar.

O Grupamento de Veteranos da Segunda Guerra Mundial e a Associação de Ex-Combatentes do Brasil abriram o desfile militar aclamados pelo público. Em seguida, foi a vez de diferentes tropas demonstrarem vibração e patriotismo como: ex-integrantes de Força de Paz, com a Banda de Música do Batalhão de Polícia do Exército; Grupo de Comando do Desfile Militar; Guarda-Bandeira e Bandeiras Históricas; alunos do Colégio Militar de Brasília; cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras; alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva; grupamento feminino; integrantes da Força Planalto; e os grupamentos do Batalhão da Guarda Presidencial.

Uma das maiores atrações do desfile do Exército Brasileiro foi a Pirâmide Humana, do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. O recorde mundial dessa atividade é de 47 militares sobre uma única motocicleta, registrado no livro dos recordes.

Outra atração foi a apresentação da Ordem Unida sem Comando, dos Granadeiros do Batalhão da Guarda Presidencial, que realizam uma demonstração de movimentos sincronizados com fuzil, sem o comando de voz. Durante o desfile motorizado, mais de 50 viaturas operacionais do Exército Brasileiro chamou a atenção do público.

A tropa motorizada era formada por Batedores Motociclistas e viaturas do 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea, do 32º Grupo de Artilharia de Campanha, o 1º Batalhão de Guerra Eletrônica, do 23ª Companhia de Engenharia de Combate e Batalhão da Guarda Presidencial. As tropas hipomóveis da Bateria Histórica Caiena, que integram as atividades do Cerimonial Militar da Presidência da República, e o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, chamou a atenção das crianças com a passagem dos cavalos.

Encerrando o evento, a Esquadrilha da Fumaça deixou o público admirado com as acrobacias nesse fim de manhã, tendo a fundo um belo céu azul de feriado. “Gostamos muito do desfile! Excelente organização! Foi a primeira vez que eu e meu marido assistimos e adoramos. Tudo muito organizado. Lindo!”, diz Simone Alves Saraiva, que acompanhou atenta ao desfile do filho, que é militar do 32º Grupo de Artilharia de Campanha.

Fotos: Sd Rafael (CCOMSEx) / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter