A Solenidade de Entrega do Espadim movimentou a AMAN


A solenidade de entrega do Espadim – réplica reduzida da espada de combate de Duque de Caxias – aos novos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), ocoreu no Sábado (20 AGO 11), às 11 horas, é o grande destaque do fim de semana no Sul Fluminense, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

O evento que marca a entrada de 441 cadetes na AMAN, grupo batizado de Turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio – homenageado que completa bicentenário em 2011, junto com a Academia Real Militar Brasileira.

Dos 441 militares que atualmente integram o Curso Básico, 64 cadetes são da região Sul, 270 da região Sudeste, 29 da região Centro Oeste, 61 da região Nordeste e 11 da região Norte, além de seis cadetes estrangeiros: dois de Moçambique, dois da Angola, um da Guiana Inglesa e um da República do Peru.

Além da Presidente Dilma Rousseff teve a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim; do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, José Carlos De Nardi; a deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ), que representou o presidente do Congresso Nacional, deputado Marco Maia (PT/RS), além do comandante do Exército Brasileiro, o General-de-Exército Enzo Martins Peri e o Tenente-brigadeiro-do-ar, Juniti Saito, comandante da Aeronáutica e do Almirante-de-Esquadra Moura Neto, comandante da Marinha.

O cadete Pedro Luiz Vieira Neves, 17 anos, foi o melhor colocado da turma e recebeu o Espadim das mãos de Dilma Rousseff (autoridade mais importante no evento), e de sua mãe (ver foto), como reconhecimento por seu esforço e aplicação, nos estudos e nas atividades da AMAN.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter