Governo estuda apoio a empresa estratégica no setor de defesa, afirma Jobim

Formosa (GO), 21/07/2011 – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje que o governo federal estuda a possibilidade de apoiar o processo de recuperação econômico-financeira da Avibras, empresa nacional responsável pela fabricação do sistema Astros de lançamento de foguetes. O auxílio está sendo analisado por três ministérios (Defesa, Fazenda e Planejamento) e poderá vir na forma de aquisição do Astros 2020 (versão atualizada do sistema) e da inclusão da empresa, que encontra-se em recuperação judicial, no programa Refis-4.

Embora não tenha mencionado data, Jobim informou que a decisão relativa ao eventual apoio à Avibras deve ser tomada dentro de pouco tempo. “Estamos trabalhando nesse sentido. Vamos desenvolver o processo em relação à Avibras e recuperá-la”, disse.

Jobim participou hoje, em Formosa (GO), de uma demonstração de lançamento de foguetes por meio do sistema Astros II. Realizado no campo de instrução do Exército em Formosa (GO), o evento contou com a participação do vice-presidente da República, Michel Temer, de parlamentares e oficiais das três Forças Armadas.

Para o ministro, a recuperação da empresa tem uma dimensão estratégica. No entender de Jobim, a Avibras pode auxiliar o desenvolvimento da indústria nacional por meio da produção de material de defesa com tecnologia exclusivamente brasileira. A empresa possui capacidade de exportar sua produção e de desenvolver mão-de-obra especializada. Em sua avaliação, a manutenção da Avibras dará ao país “condições de dar continuidade a um acervo tecnológico que não deve ser perdido”.

Com objetivo de ampliar o poder de dissuasão do país, sobretudo em relação às àguas marítimas jurisdicionais brasileiras – onde encontra-se, entre outras riquezas, o petróleo do Pré-Sal – , o Exército elaborou um plano de aquisição do sistema Astros 2020.

O plano prevê a compra do sistema completo – que inclui todos os veículos operacionais, entre os quais o de lançamento de foguetes e mísseis – e a finalização do desenvolvimento do míssel AV/TM com alcance de 300 quilômetros. Ainda em estudo no âmbito governamental e com custo estimado em cerca de R$ 1 bilhão, o plano prevê a aquisição do sistema no prazo de cinco anos.

Novas tecnologias

Durante o evento de hoje, os participantes assistiram ao lançamento múltiplo de foguetes balísticos “terra-terra” (modelos SS-30, 40 e 60) previstos no cronograma de adestramento dos militares que integram o 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes e Campo de Instrução de Formosa/GO (6º GLMF/CIF).

O Sistema Astros II e todas as pesquisas a ele relacionadas têm influenciado a área de foguetes do país e impulsionado novas tecnologias. O sistema foi desenvolvido pela Avibras em conjunto com o Exército. Com um alcance entre nove e 90 quilômetros, o Astros II tem como diferencial a capacidade de disparar foguetes de diferentes calibres sobre a mesma plataforma.

Vendido a diversos países, o sistema teve sucesso comercial graças a uma série de fatores, entre os quais sua alta mobilidade e proteção blindada e concentração de grande volume de fogo sobre o alvo. Outro trunfo do equipamento é a capacidade de estar preparado para pronto emprego, com possibilidade de bater alvos a grande distância e com reduzido tempo de resposta. O Astros II oferece também a possibilidade de ser transportado por avião cargueiro do tipo C-130, conhecido como Hércules.

O campo de instrução de Formosa é o segundo maior do Exército, com 1.036 km2. Está localizado entre os estados de Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal. Além de Temer e Jobim,  participaram do exercício de hoje no local o comandante do Exército, Enzo Peri, e o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter