ADESM completa quatro anos de desafios e conquistas

Marielle Flôres


Neste sábado, 18 de abril, a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria completa quatro anos de sua fundação. Durante este período, a ADESM realizou uma série de ações para fomentar o desenvolvimento sustentável de Santa Maria, incluindo a elaboração de um Plano Estratégico de Desenvolvimento. Hoje, já consolidada, a Agência faz parte do cotidiano e da história dos santa-marienses.
 
Segundo o Diretor Presidente da ADESM, Vilson Serro, estes quatro anos de trabalho trouxeram amadurecimento:
 
– A Agência é um instrumento que proporciona a busca coletiva de ações para o desenvolvimento de Santa Maria e região. Neste período enfrentamos desafios e traçamos metas que colocaram o município no mapa do Rio Grande do Sul e do Brasil como referência em diversos setores.
 
Ações para o desenvolvimento

 
Promovendo debates e articulações entre poder público, instituições de ensino, empresários e voluntários da sociedade, a Agência realizou  ações estratégicas para o desenvolvimento. A partir disso, foram identificados vetores de competitividade municipal nos seguintes setores: Conhecimento, Defesa, Saúde, Turismo, Economia Criativa, Meio Ambiente e Produção Primária.
 
Para Serro, estes vetores direcionam as ações da ADESM:
 
– Temos um diagnóstico de Santa Maria, suas particularidades, seus problemas, mas, especialmente, seus diferenciais competitivos. Conhecemos nossa cidade e concentramos esforços na potencialização de nossas vocações e no combate das fraquezas.
 
Para este ano, uma série de atividades já estão inseridas no Planejamento Anual da ADESM, incluindo a participação na LAAD (maior feira de segurança e defesa da América Latina, que aconteceu nesta semana, no Rio de Janeiro) no stand do Setor de Defesa e Segurança do Rio Grande do Sul e a coordenação, junto ao Polo de Defesa, do II Seminário Internacional de Defesa.
 
Conforme o Superintendente Executivo da ADESM, Diogo De Gregori, cerca de 70 reuniões já estão agendadas para este ano:
 
– São desde reuniões institucionais com associados fundadores, diretores, conselheiros, coordenadores, até encontros mensais do Polo de Defesa e de acompanhamento das ações do Plano Estratégico de Desenvolvimento junto aos voluntários de cada Fórum Temático e Grupo de Trabalho. Nestas reuniões acontecem as articulações entre os diversos setores, proporcionando esta sinergia da tríplice hélice que nos fortalece e é um grande diferencial.
 
Além destas atividades, a ADESM ainda apoia ações do Santa Maria Tecnoparque, dos APLs CentroSoftware e Metal Centro e outras atividades de fomento ao empreendedorismo como a Semana Global de Empreendedorismo, Salão de Inovação da UFSM, reuniões do Comitê de Empreendedorismo e Inovação e o Pavilhão de Inovação.
 
Do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Santa Maria, algumas ações foram identificadas como prioritárias pelos voluntários neste ano de 2015:
 
· Apoio à viabilização do Hospital da UNIFRA
· Apoio ao início das operações do Hospital Regional
· Acompanhamento das obras da Travessia Urbana
· Acompanhamento das negociações em relação ao Contrato do município com a CORSAN
· Participação no Gabinete de Gestão Integrada Municipal
· Apoio na elaboração do Plano Municipal de Educação

– Temos muito trabalho pela frente, mas a certeza de estarmos caminhando na direção certa nos motiva a continuarmos firmes, rumo à consolidação de um município unido pelo bem comum, inovador, próspero e sustentável. Esta é a Santa Maria que Queremos – finaliza Vilson Serro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter