Operação Posse – Apronto Operacional da FT Op Esp

Nota DefesaNet: leia também a entrevista Exclusiva do Gen Arruda – Comando de Operações Especiais do EB (Link)

A cerimônia de posse da presidente reeleita Dilma Rousseff, que será realizada nesta quinta-feira (1º), em Brasília, contará com a presença de, ao menos, 27 chefes de Estado ou vice-chefes. Segundo o Palácio do Itamaraty, até o momento, confirmaram participação na solenidade, entre outros, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e os presidente do Uruguai, José Mujica, da Venezuela, Nicolás Maduro, e do Chile, Michelle Bachelet.

Também estarão presentes na cerimônia o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, o presidente eleito do Uruguai, Tabaré Vazquez, e o vice-presidente da Argentina, Amado Boudou. Segundo a agência EFE, a presidente argentina Cristina Kirchner suspendeu a viagem ao Brasil para a posse da colega brasileira em razão de uma fratura no tornozelo esquerdo.

FT Op Esp – “Operação Posse”

O 1º Batalhão de Ações de Comandos realizou, no dia 18 de dezembro,  o apronto operacional da Força Tarefa de Operações Especiais (FT Op Esp) Caveira, fração que estará responsável pelas ações táticas de combate ao terror durante a “Operação Posse”, no dia 1 de janeiro de 2015, por ocasião da posse presidencial.

A FT Op Esp contará com equipes táticas de retomada e resgate, equipes de caçadores, equipes de inteligência, equipes de comando e controle, além da equipe de apoio. 

FAB – Esquema especial de slots na terminal Brasília

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai adotar um esquema especial de controle de tráfego aéreo na terminal Brasília para a posse presidencial, marcada para o dia 1º de janeiro, em Brasília (DF). De acordo com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), serão alocados slots (horários de pouso e decolagem) específicos para a aviação geral, que inclui quaisquer tipos de aviação, que não sejam voos regulares ou aeronaves militares .

"As aviações regular e comercial continuam com seus slots normais e não sofrerão nenhum impacto", ressalta o Coronel Ary Bertolino, chefe do CGNA.  "Desde o dia 1º de dezembro, a quantidade de pousos e decolagens nas duas pistas do aeroporto de Brasília aumentou de 44 para 52 movimentos por hora. Isso significa que nós temos mais slots disponíveis", complementa o Chefe do CGNA. 

O sistema de slots específicos começa a funcionar às 18 horas do dia 31 de dezembro e vai até as 12 horas do dia 2 de janeiro de 2015. O aumento do tráfego aéreo em função da solenidade, de acordo com a estimativa do CGNA, deve se concentrar no dia 1º de janeiro, representando uma elevação da ordem de 3 a 4%. 

Com G1/CCOMSEX/Agência FAB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter