CYBERWAR – Equipe do Exército Participa de Campetição Internacional

Nota Comando Militar do Sul – CMS

Após competir com mais de 2 mil pessoas, a equipe brasileira composta por seis integrantes, venceu a etapa América do Sul do Global CyberLympics, competição internacional de Defesa Cibernética. A vitória deu acesso direto à final mundial realizada em Miami (EUA), em 29 de outubro, durante a Conferência Hacker Halted, quando a equipe obteve o 4º Lugar, competindo com representantes de 52 países.

A equipe, chamada de Forensic and Security Team (FSTeam), foi composta pelos dois capitães do Exército Josué Lemes e Márcio Machry, que servem no Comando Militar do Sul, com sede em Porto Alegre. Também integraram a equipe Eduardo Santa Helena, de Porto Alegre e os militares Eder Gonçalves, de Curitiba; Antônio Marques, de Campo Grande; e Igor Caldeira, de Salvador.

A disputa contou com uma série de desafios, que incluía encontrar evidências de invasões em computadores, rastrear hackers através de vários sistemas operacionais diferentes, detectar dados valiosos protegidos de forma insegura, explorar vulnerabilidades e ao final, defender sistemas operacionais do ataque de hackers, entre outros desafios.

Exército Brasileiro investe em Defesa Cibernétca

O Ministério da Defesa reconhece a importância da proteção do espaço virtual e das especialização de militares nesta área. Por isso, em 2010 criou o Centro de Defesa Cibernética do Exército (CD Ciber). O órgão é responsável por coordenar ações de proteção da estrutura virtual brasileira. O CD Ciber é um dos principais projetos estratégicos do Ministério da Defesa e tem previsão de implantação total até 2015. O Centro de Defesa Cibernética atuou de forma destacada durante a Rio +20.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter