UniCarioca promove palestra gratuita sobre segurança cibernética no Méier

Segurança cibernética para usuários comuns estudantes e empresas, analisando a funcionalidade do Ethical Hacking, ou Hacker do Bem, será o tema da palestra comandada pelo especialista Marcelo Korn, no dia 6 de agosto, terça-feira, na UniCarioca, unidade Méier.

Iniciativa do coordenador do curso de pós-graduação em Segurança Cibernética, André Sobral, o encontro visa a conscientizar o público para a prática, os riscos e técnicas do crime cibernético (high level ou deep dive). “O objetivo da palestra é dar uma luz ao movimento de empresas para proteção de ataques, roubos e proteção de dados, desde o ataque via software, firmware ou até, em última instância, via hardware, avaliando alguns exemplos israelenses e brasileiros.

Será apresentado também material em high level ou deep dive. Por exemplo, análise das vulnerabilidades das urnas eletrônicas, explicando como funcionaria todo o processo de troca de chaves ou simplesmente explicar como é implantada a chave privada ‘harded coded’ no código fonte; e a funcionalidade do Plano Nacional de Internet das Coisas, lançado pelo governo federal”, esclarece Marcelo Korn.

Para o especialista, atualmente, investir em segurança cibernética vai além de prevenção, se tornando uma ferramenta estratégica de proteção e sustentabilidade de dados. “Hoje em dia, estamos completamente interligados com nossos dados privados, que viajam, em média, na velocidade de 0s e 1s. Por isso, um ataque cibernético pode facilmente derrubar uma empresa e até um país. Entidades não preparadas para o cyberspace estarão fadadas à completa exposição. E se migrarmos para o mundo de IOT (Internet das coisas, cuja nova PL 7656’19 foi recentemente votada no congresso brasileiro), o cenário é ainda mais preocupante”, alerta o especialista.

O coordenador da pós-graduação em segurança cibernética da UniCarioca, André Sobral, também chama a atenção para a importância da proteção de dados e da utilidade pública dos hackers do bem no dia a dia de usuários comuns e empresas: “A Segurança da Informação não é apenas uma necessidade para pessoas e empresas. Quando analisamos os impactos de incidentes de segurança em infraestruturas críticas, como os setores de óleo e gás, eletricidade, água, saúde e outros, é notável a dependência da sobrevida de sistemas computacionais disponíveis e íntegros. Isso possibilita uma visão bastante promissora de mercado de trabalho para profissionais especialistas em segurança cibernética”, ressalta o professor.

Para mais informações, programação e inscrição, acesse https://www.unicarioca.edu.br/.


Programação: 

  1. Meu atual trabalho na Intel – Segurança do Firmware do processador
  2. Conceitos de segurança cibernética – Cybersecurity – HTTPs/sFTP/SSH
  3. Ethical Hacking, isso existe?
  4. Estamos seguros?
  5. Meio de ataque
  6. MITM
  7. DoS
  8. Phising
  9. Eavesdropping
  10. Spoofing
  11. pDoS
  12. Backdoor
  13. Escalonamento de privilégios
  14. Engenharia Social
  15. Ataque DMA
  16. Casos emblemáticos no Brasil e da Intel
  17. Telegram do Sergio Moro
  18. Urnas Eletronicas
  19. Vulnerabilidade nos processadors Intel – Spectre/Meltdown
  20. Q/A (questions/answers)

    Serviço:
    Ethical Hacking

Palestrante: Marcelo Korn

Gratuito
Data: 06 de agosto (terça-feira)

Horário: 19h às 20h30

Local: Unidade Méier (sala 302)

Endereço: Rua Venceslau, 192, Méier

Contato: (21) 2563-1919 | (21) 97123-6156  

Informações e inscrições: https://www.unicarioca.edu.br/    

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter