Gemalto é a primeira empresa no mundo a disponibilizar o SIM 5G para impulsionar o futuro potencial da rede

A Gemalto, líder mundial em segurança digital, anuncia o lançamento do primeiro SIM 5G, visando atender aos novos requisitos das operadoras em relação à nova geração de implementações de rede, que surgirão a partir de 2019.

Em conformidade com as mais recentes especificações ETSI 3GPP¹ e recomendações da SIMalliance², o SIM 5G é definido por eles como a única solução capaz de garantir acesso à rede 5G.

A tecnologia por trás do SIM 5G da Gemalto garante privacidade aprimorada de dados e acesso contínuo ao roaming global 5G, impostos pelos padrões mais recentes da indústria, além de ser a primeira solução do tipo a adicionar proteção avançada contra hackers, visando antecipar as demandas futuras.

Até 2024, espera-se que a cobertura da rede 5G atinja 40% da população global e seja responsável por 1,5 bilhão de assinaturas³. Aproveitando os benefícios da rede 5G, os principais casos de uso do novo SIM incluem serviços avançados de banda larga móvel, aplicações massivas de IoT e infraestruturas de comunicação crítica.

O SIM 5G da Gemalto estará disponível em todos os formatos (SIM removível, M2M SIM, eSIM), durante o primeiro semestre de 2019. Os principais benefícios do novo SIM 5G incluem a anonimização completa das identidades dos assinantes, graças à solução de criptografia intrínseca dentro do cartão SIM; elimina, ainda, o possível uso indevido dessas informações para tentar localizar e rastrear indivíduos, ou coletar dados pessoais, e garante que as operadoras móveis cumpram com os novos regulamentos, como o GDPR[4].

Além disso, a melhoria do ambiente seguro das operadoras ajudará a proteger todo o ciclo de vida do SIM, eliminando a exposição a ataques de hackers e violações acidentais. Uma experiência conveniente de 5G roaming também é garantida, maximizando as receitas e melhorando a experiência do cliente.

A Gemalto tem trabalhado bem próximo dos principais players interessados no setor 5G em todo o mundo para o desenvolvimento do SIM 5G, por meio de padronização, prototipagem e testes. “O SIM 5G fornece a base para a confiança na nova rede móvel, tanto para as operadoras quanto para os outros players deste ecossistema” disse Emmanuel Unguran, vice-presidente executivo da unidade de negócios de serviços móveis e IoT da Gemalto.

“Ele ajudará as operadoras a utilizarem todo o potencial da rede 5G, maximizando seus investimentos e simplificando assim a implantação de novos serviços com total compatibilidade para versões anteriores, como a tecnologia 3G/4G.”

“A Qualcomm Technologies tem um relacionamento de longa data com a Gemalto, focado no fornecimento de soluções móveis seguras e robustas, ” disse Gautam Sheoran, diretor sênior de gerenciamento de produtos da Qualcomm Technologies, Inc.

“No momento estamos ampliando essa colaboração para permitir que OEMs desenvolvam dispositivos 5G com mais segurança, utilizando o SIM 5G da Gemalto e nossa nova plataforma móvel Qualcomm  Snapdragon™ 855, preparando o caminho para a comercialização 5G em 2019.”

Qualcomm e Snapdragon são marcas comerciais da Qualcomm Incorporated, registradas nos Estados Unidos e em outros países. Qualcomm Snapdragon é um produto da Qualcomm Technologies, Inc. e/ou suas subsidiárias.

Referências:

¹ 5G standardization Third Generation Partnership Project – According to Release 15 UICC specifications (UICC: Universal Integrated Circuit Card, better known as a SIM).
² Refer to SIMalliance Press Release: ‘SIMalliance defines a ‘Recommended 5G SIM Card’.
³ Source: Ericsson Mobile Report – November 2018
[4] General Data Protection Regulation.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter