EUA advertem aliados europeus para não usar equipamentos chineses para redes 5G

Os Estados Unidos vêem a União Europeia como sua prioridade no esforço global para convencer aliados a não comprar equipamentos da Huawei para redes móveis da próxima geração, disse um funcionário do Departamento de Estado dos EUA na terça-feira.

Após as reuniões com a Comissão Européia e o governo belga em Bruxelas, autoridades dos EUA devem passar a mensagem à França, Alemanha e outras capitais que a maior fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo representa um risco de segurança, disse o funcionário, que não quis se identificar.

“Estamos dizendo que é preciso ser muito, muito cauteloso e estamos incentivando as pessoas a não se apressarem em assinar contratos com fornecedores não confiáveis de países como a China”, disse a autoridade em Bruxelas, após reunião com colegas da UE e da Bélgica.

Os EUA temem que o equipamento seja usado pela China para espionagem – uma preocupação que a Huawei diz ser infundada. Washington já impediu a Huawei de ser fornecedora para o governo e ainda vê os avançados preparativos na Europa, para as chamadas redes móveis de quinta geração, como uma ameaça de segurança que também poderia colocar em risco os EUA.

A Reuters informou em 30 de janeiro que a Comissão Europeia considera propostas de banir a Huawei das redes 5G, mas que a discussão está em estágio inicial.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter