Autoridades nacionais e estrangeiras visitam o Exercício Viking 2018

No dia 24 de abril, terça-feira, às 09:00 horas, autoridades nacionais e estrangeiras visitam o Exercício Viking 2018. A atividade será realizada no Quartel-General do Comando Militar do Planalto, em Brasília, DF, aberta a convidados e à imprensa.

Histórico

O Exército Brasileiro participa do Exercício Viking 2018, que ocorre em Brasília, até 26 de abril, sob a coordenação do Comando de Operações Terrestres (COTER).

Trata-se de uma simulação virtual de emprego de tropa no contexto de missão de paz, planejada e conduzida pelas Forças Armadas da Suécia, em parceria com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento acontece desde 1999, a cada quatro anos, e está em sua 8ª edição. Este ano, é a primeira vez que um país de fora do continente europeu atua como participante e sedia uma das instalações remotas.

A realização do Exercício, em território brasileiro, consiste no desdobramento de um sítio remoto conduzido pelo COTER, que atua, concomitantemente, com o sítio do Exercício no país sede (Suécia), e com outros quatro sítios remotos (Bulgária, Finlândia, Irlanda e Sérvia).

O Exercício tem a participação de 2.500 pessoas, entre representantes e observadores de 42 países e de 80 organizações governamentais, não governamentais e internacionais. Do sítio remoto brasileiro, atuam participantes de cerca de 20 países.

O Viking 2018 tem como objetivo treinar os participantes para que estes conheçam os desafios das atuais e futuras necessidades, em resposta a crises internacionais e operações de missão de paz multidimensionais.

Outras informações sobre a visita de autoridades nacionais e estrangeiras ao Exercício Viking 2018 podem ser obtidas pelo e-mail comsoc@coter.eb.mil.br ou telefone (61) 3415-6949.

Visita do Comandante do EB e da Comitiva da Justiça Militar

 

Na manhã de 23 de abril, o Comandante do Exército Brasileiro, Gen Ex Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, acompanhado de sua comitiva, visitou as instalações do Exercício Viking 18, localizadas no Comando Militar do Planalto (CMP).

Na oportunidade, o Gen Villas Bôas percorreu as estações de trabalho dos componentes militar, policial e civil do Exercício, onde pôde acompanhar as atividades desenvolvidas no sítio Brasil, que estão sendo conduzidas pelo Comando de Operações Terrestres (COTer). O Comandante do Exército fez questão de cumprimentar todos os participantes estrangeiros que integram o sítio brasileiro.

Na mesma jornada, as instalações foram ainda visitadas pelas seguintes autoridades: o Procurador-Geral de Justiça Militar Jaime de Cassio Miranda, o Procurador de Justiça Militar Antonio Pereira Duarte, a Promotora de Justiça Militar Najla Nassif Palma e a Promotora de Justiça Militar Ana Carolina Teles.

Visita do Chefe do Estado-Maior de Defesa da Suécia

 

Na manhã de 21 de abril, o Chefe do Estado-Maior de Defesa da Suécia, o Gen Div Dennis Gyllensporre, juntamente com o embaixador da Suécia no Brasil, Exmo Sr Per-ArneHjelmborn, e comitiva estiveram nas instalações do Comando Militar do Planalto (CMP) para acompanhamento das atividades do Exercício Viking 18.

Na oportunidade, a comitiva foi recebida pelo Gen Ex Paulo Humberto, Comandante de Operações Terrestres, acompanhado das seguintes autoridades: Gen Div Stumpf, Subcomandante de Operações Terrestres; Gen Div José Eduardo, Chefe do Preparo e Diretor do Exercício no sítio Brasil; Gen Div Pereira Gomes, Comandante Militar do Planalto; Gen Div Floriano Peixoto, Assessor Sênior do Exercício; e Gen Bda Vendramin, Comandante da Força de Paz do Exercício no sítio Brasil.

Após a recepção, foi realizada uma solenidade para a Condecoração do Chefe do Estado-Maior de Defesa da Suécia com a Medalha Exército Brasileiro. Prestigiaram a cerimônia 14 militares de diferentes nacionalidades, 6 militares suecos e representantes do núcleo civil do Exercício Viking 18 ligados à Organização das Nações Unidas (ONU).

Em seguida, os ilustres visitantes percorreram as instalações dos componentes militar, policial e civil do Exercício, onde puderam observar o desenvolvimento dos trabalhos que vêm sendo conduzidos pelo Exército Brasileiro, por intermédio do Comando de Operações Terrestres.

Atividades Desenvolvidas pelo General Brasileiro

 

No quadro geral da edição de 2018 do Exercício Viking, o cargo de Force Commander da missão fictícia UNIMIB (United Nations Mission in Bogaland), sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU), é exercido pelo General de Brigada do Exército Brasileiro Francisco Humberto Montenegro Junior. O seu Estado-Maior é multinacional, composto por militares de cerca de 10 diferentes nacionalidades.

A comitiva do Force Commander é ainda composta pelos seguintes militares brasileiros: Cel Tavares, Observador de Conduta e Avaliação junto à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN); Ten Cel Gadelha, assistente pessoal; Ten Cel Afonso, adjunto do U3 (assessor do Comandante em Operações); e Maj Hebert, Oficial de Comando e Controle.

As atividades diárias desenvolvidas pelo Force Commander são iniciadas com um briefing matinal, realizado com todo Estado-Maior e seções civis convidadas. Logo após, ele participa de uma reunião com as maiores autoridades que representam a ONU. O contato com os comandantes dos sítios remotos é feito por meio de videoconferências. Transmitidas as suas diretrizes, seu Estado-Maior prossegue na solução dos problemas militares simulados impostos pelo Exercício.

Serviço:

Visita de autoridades nacionais e estrangeiras ao Exercício Viking 18

– Data: 24 de abril de 2018 (terça-feira).
– Horário: 09:00 horas.
– Local: Quartel-General do Comando Militar do Planalto, Setor Militar Urbano, Brasília, DF.
– O evento é aberto a convidados e à imprensa.

Fotos: Agência Verde-Oliva / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter