Governos da UE limitam vendas de armas à Turquia, mas evitam embargos

Os países da União Europeia concordaram nesta segunda-feira em limitar as exportações de armas para a Turquia por sua ofensiva no norte da Síria, mas evitaram o embargo contra a aliada da OTAN.

A Itália, maior exportadora de armas para a Turquia no ano passado, disse que se juntaria à proibição de vender armas e munições para Ancara após uma decisão do fim de semana de França e Alemanha de suspender as vendas, e a Espanha sinalizou que estava pronta para fazer o mesmo.

Com uma série de outros países, incluindo Holanda, Finlândia e Suécia, interrompendo essas exportações, a posição coletiva da UE visa principalmente evitar um embargo legalmente vinculativo à Turquia, candidata de longa data a ingressar no bloco.

Um embargo completo teria colocado a Turquia no mesmo grupo de Venezuela e Rússia, países que a UE considera hostis e contra os quais existe uma proibição formal. Diplomatas disseram que os ministros não estavam prontos para um embargo, apesar da irritação do presidente Tayyip Erdogan.

“Não queremos apoiar esta guerra e não queremos disponibilizar armas”, disse o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas. Os ministros das Relações Exteriores também concordaram em estabelecer sanções econômicas a Ancara por causa da perfuração turca de petróleo e gás perto de Chipre, embora os nomes venham em estágio posterior.
 

Leia também:  

Alemanha proíbe exportação de armas para Turquia depois de ataques a Curdos [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter