Nelson During
Editor-chefe DefesaNet
O semblante sorridente do Ministro da Defesa ao lado da Presidente Dilma Rousseff e do Vice-Presidente Michel Temer contrastava com o ambiente sombrio, que imperava no palanque, em especial na parte militar.
A começar por um palanque deserto da presença de ministros, que omitiram sua presença por compromissos inadiáveis, em algum lugar no espaço. Sem a presença de membros do Poder Judiciário: STF e STJ.
Porém, apareceu de forma inesperada o inaudito desterro a que foram submetidos os Comandantes Militares, e a função ridícula a que foram submetidos.
Vamos aos fatos:
– Tanto na chegada como na partida da Presidente não foram apresentada as honras de praxe pelos comandantes militares;
– Era praxe, de muitos anos, que durante o desfile de elementos de cada força, a presença ao lado da Presidente do Comandante da Força;
– Isto não ocorreu, permanecendo os Comandantes imexíveis em seu lugar;
– A transmissão oficial da NBR primou em apresentar a Presidente e o Ministro Jaques Wagner, porém em não mais de uma ou duas vezes foi possível ver por viés a presença dos comandantes;
– Nas fotos publicadas na pelo Ministério da Defesa no Flickr (foram 100 fotos), omitiram a presença dos Comandantes em conjunto. Em 4 fotos ou aparecem os Chefes de Estado-Maior e ou o Chefe do Estado-Maior Conjunto da Defesa, General-de-Exército De Nardi e o Comandante da Aeronáutica Nivaldo Rossato (Nota Visita às 11:00 Horas ao Flickr do MD);
– O Centro de Comunicação do Exército (CECOMSEx) publicou uma foto do General-de-Exército Eduardo Villas Boas, para comprovar a sua presença;
– A própria estrutura do Desfile Militar com algumas estruturas novas.
Foto divulgada pelo CECOMSEx
Recomendamos a leitura do excelente artigo da Jornalista Tânia Monteiro, OESP, que explica em muito a tensão com os comandantes militares, visível no palanque na Esplanada dos Ministérios.
Texto no DefesaNet:
DilmaX Militar! – Planalto tira poderes dos comandantes militares (Link)
Texto no Estadão (texto mais elucidativo que na versão impressa)
Dilma Tira poderes dos Comandantes Militares (Link)
Restam algumas perguntas:
A quem interessa este desprestígio dos Comandos Militares?
Por acaso, dá mais poder a uma Secretária-Geral, que enfrenta dificuldades na gestão do Dia a Dia do Ministério da Defesa?
Por acaso, dá controle sobre a tropa?
Por acaso, é o sonho do Partido, em Bolivarianizar a tropa como o recurso final de sobrevivência?
Por acaso, atende a uma pauta externa? (Ler o excelente artigo do Gen Ex Pinto Silva Guerra Híbrida – É a guerra de Putin. Seria a guerra do Maduro? Seria a guerra do Evo Morales?)
Por acaso atende a uma pauta interna? (Ler a fantástica entrevista do Secretário de Segurança Pública do RJ José Mariano Beltrame Beltrame – Meu inimigo número 1 é o AK47 (Link)
Esta pauta de divergências são pré ou pós o Decreto 8515?