COBERTURA ESPECIAL - Expansão Chinesa - Naval

13 de Maio, 2018 - 20:10 ( Brasília )

China – Iniciam as provas de mar do 002CV

O primeiro porta-aviões construído totalmente na China iniciou provas de mar na manhã deste domingo (13Maio2018)



Redação DefesaNet
e Agência CHINAMIL


O primeiro porta-aviões fabricado na China deixou o estaleiro de Dalian, na manhã de domingo (13MAIO2018), para iniciar seu primeiro teste no mar. Um especialista militar informou que o testes são principalmente para verificar a funcionalidade dos sistemas, e que as aeronaves que operarão embarcadas participarão dos testes. Mas a operarão desde o porta-aviões quando este for formalmente entregue à Marinha da China (PLAN).

Às 5h30 da manhã de domingo, o porta-aviões saiu do porto de Dalian, uma cidade litorânea na província de Liaoning (nome dado ao primeiro porta-aviões da PLAN), no nordeste da China, com a ajuda de cinco rebocadores enquanto fogos de artifício e a sirenes das embarcações soavam em comemoração. Às 7h14, o porta-aviões aproou para o mar aberto, desaparecendo no nevoeiro às 7h30.

O estaleiro de Dalian pertence à China Shipbuilding Industry Corporation, o construtor do primeiro porta-aviões (batizado provisoriamente de 002CV), totalmente construído na China. No sábado, muitos moradores e turistas chegaram ao porto para tirarem fotos em antecipação à iminente início de provas de mar.


 


A primeira prova de mar é conduzida pelo estaleiro produtor do porta-aviões, por isso se concentrará principalmente no teste de seus sistemas básicos: propulsão, incluindo energia, comunicação, segurança contra incêndios, estabilidade e confiabilidade dos sistemas mecânicos e eletrônicos.

"É improvável que os sistemas de armas e aeronaves transportadoras participem do primeira prova de mar e os testes de capacidade de combate serão realizados pela Marinha do Exército Popular de Liberação (PLAN) após a entrega formal do porta-aviões à Marinha. Antes disso, o estaleiro pode precisar de até e seis meses para terminar os testes, o que significa que a PLAN receberá o navio até o final deste ano ".




O 002CV foi lançado ao mar, em 26 Abril 2017, e as primeiras provas de mar iniciaram, em 13 Maio 2018.


Matérias Relacionadas

A Evolução das capacidades dos porta-aviões chineses DefesaNet Dezembro 2017 Link

China – Adota Toneladas de Diplomacia DefesaNet Julho 2017 Link

China construirá segundo porta-aviões DefesaNet 2013 Link

 

 

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


OTAN

OTAN

Última atualização 22 MAI, 13:40

MAIS LIDAS

Expansão Chinesa