Principais diplomatas de EUA e China discutem relação

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, e o conselheiro de Estado chinês, Yang Jiechi, discutiram a melhora e a manutenção de uma "relação econômica mutuamente benéfica" entre os Estados Unidos e a China, disse o Departamento de Estado norte-americano nesta terça-feira.

Tillerson e Yang, o principal diplomata da China, também afirmaram a importância de "envolvimento regular entre o alto nível" dos dois países durante a reunião que tiveram em Washington, e discutiram o programa nuclear da Coreia do Norte, disse o Departamento de Estado em comunicado.

A visita de Yang aos Estados Unidos acontece depois de uma conversa telefônica entre ele e Tillerson na semana passada, durante o qual os dois afirmaram a importância de uma relação construtiva entre EUA e China.

China diz esperar que gastos dos EUA com defesa beneficiem estabilidade global

 

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou nesta terça-feira que espera que o aumento de investimentos em defesa proposto pelos Estados Unidos seja benéfico para manter a paz e a estabilidade globais.

Um funcionário familiarizado com a proposta de aumento no orçamento na área de defesa disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, solicitou ao Pentágono para incluir mais dinheiro para construção de navios, aeronaves militares e para estabelecer "uma presença mais robusta em vias navegáveis ??internacionais e pontos como o Estreito de Ormuz e o disputado mar do sul da China". Isso poderia colocar Washington em desacordo com a China.

"Esperamos que políticas e medidas relevantes dos EUA possam

beneficiar a manutenção da paz e da estabilidade globais", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, ao ser qustionado sobre o aumento proposto nos EUA.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter