COBERTURA ESPECIAL - Fuzileiros Navais - Naval

24 de Novembro, 2017 - 10:40 ( Brasília )

Acampamento marca fase final do Curso de Soldados Fuzileiros Navais em São Tomé e Príncipe


Nos dias 12 a 17 de novembro, foi realizado o acampamento do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais de São Tomé e Príncipe, na região da Praia Fernão Dias e Praia dos Tamarindos, no Distrito de Lobata.

O exercício foi conduzido pelo Grupo de Assessoramento Técnico de Fuzileiros Navais junto à Guarda Costeira (GAT-FN-STP), com o apoio da Unidade de Fuzileiros Navais de São Tomé e Príncipe.

Foram realizadas oficinas que exploraram as diversas disciplinas ministradas durante o curso, dentre as quais: Operações Anfíbias, Natação Utilitária, Escola de Embarcações, Combate Ofensivo e Defensivo, Instrução Básica de Combate (Pista de Reação), Defesa contra Agentes NBQR, Primeiros Socorros, Navegação Terrestre, Combate em Área Edificada, Armamento e Minas, Tiro Instintivo, Patrulhas de Combate e Reconhecimento, Pista de Acuidade e Grupo de Visita e Inspeção e Grupo de Presa (GVI/GP).

As oficinas do acampamento foram, em sua maioria, desenvolvidas dentro do contexto de uma operação anfíbia, com ênfase na prática dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

O exercício permitiu aos alunos sentirem-se integrando um pelotão de Fuzileiros Navais, para o cumprimento de diversas missões, e forçando-os a demonstrarem suas aptidões e capacidades, mediante as diversas situações propostas, sendo constantemente expostos ao cansaço físico e mental e exigidos durante todos os dias da semana.

Um evento de destaque foi a demonstração operativa que ocorreu no dia 15 de novembro, durante a Oficina de Combate em Área Edificada, em Fernão Dias. Na ocasião, estiveram presentes o Ministro da Defesa de São Tomé e Príncipe e autoridades militares do país, como o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o Comandante do Exército e o Comandante da Guarda Costeira.

 Visita do Ministro da Defesa ao Posto de Comando - Foto: MB

O Encarregado do Núcleo da Missão Naval do Brasil também participou da ação. O grupo pode observar o bom desempenho dos alunos durante a atividade e também visitou o Posto de Comando do exercício, na Praia dos Tamarindos, onde foi proferida, pelo encarregado do GAT-FN-STP, uma palestra detalhando as atividades realizadas pelos alunos durante o curso e o acampamento.

No dia 17 de novembro, após uma semana de intensas atividades, uma breve cerimônia foi realizada para efetuar a entrega das tarjetas com o nome de cada um dos alunos.

Este evento marcou tanto o término do exercício, quanto o encerramento das atividades instrucionais do curso, sendo que, após a cerimônia de formatura, a ser realizada no dia 1º de dezembro, os recém-formados Fuzileiros Navais passarão a reforçar o efetivo de combatentes anfíbios da Unidade de Fuzileiros Navais de São Tomé e Príncipe.


VEJA MAIS