Construção de Fragatas para a Marinha aumenta capacidade operacional da Força e gera milhares de empregos

Comandante Cleber Ribeiro

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (5), no Arsenal de Marinha no Rio de Janeiro (AMRJ), a assinatura do contrato para a construção de quatro Fragatas da Classe Tamandaré. A Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) é a gerente do contrato firmado com o consórcio vencedor, composto pela Embraer Defesa & Segurança, Thyssenkrupp Marine Systems e Atech. A partir de agora tem início a fase de projeto executivo, onde serão detalhadas as fases de construção das embarcações. A previsão é de que o primeiro navio fique pronto em 2025.?

Em discurso na cerimônia, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, destacou que o acordo foi possível graças ao apoio do Governo Jair Bolsonaro, que por meio da capitalização da ENGEPRON, garantiu a previsibilidade de recursos para a construção dos navios. Segundo o ministro, o investimento em Defesa reflete diretamente em benefícios à população. “Além de aumentar a capacidade operacional e dissuasória da Marinha, também gerará milhares de empregos”, ressaltou o Ministro.

Para Comandante da Marinha, Almirante Ilques Barbosa Junior, o momento tem significado especial para a história da Marinha, pois promove a retomada da construção naval. Serão construídos navios com alta tecnologia. “O Programa proporcionará a absorção de tecnologias e conhecimentos, de forma gradativa e consistente, de modo a capacitar no estado da arte a indústria nacional e a Força Naval”, concluiu.

Presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Medeiros de Farias Schneider afirmou que a construção dos navios é estratégica para a mobilização da Esquadra Brasileira e que “o compromisso em atender as aspirações de soberania do povo brasileiro sempre esteve presente no DNA da EMBRAER”.

Fotos: SD Igor Soares/ASCOM-MD

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter