THALES e Marinha reafirmam relação duradoura com a certificação do sonar Kingklip

A OMNISYS, subsidiária do grupo THALES no Brasil, recebeu recentemente o reconhecimento como PED (Produto Brasileiro de Estratégia de Defesa) para os sonares Kingklip. Este reconhecimento é o resultado do extenso conteúdo brasileiro direcionado ao programa brasileiro das Corvetas Tamandaré. Junto à OMNISYS, a THALES tem como compromisso apoiar o desenvolvimento da Indústria de Defesa Brasileira.

Nos últimos três anos, a THALES e a OMNISYS investiram na produção local de transdutores por meio do Centro de Excelência em Sonares, localizado na cidade de São Bernardo do Campo e inaugurado em 2016.

Esse investimento representa mais de R$ 20 milhões (€ 5 milhões) e fez da OMNISYS a primeira empresa construir uma infraestrutura industrial capaz de fabricar equipamentos de Sonares de Defesa no Brasil.

Na estrutura do programa Tamandaré, a OMNISYS será responsável pela fabricação dos transdutores, integração completa dos sonares, testes de aceitação, aceitação de ensaios e suporte logístico durante a trajetória de seu ciclo de vida.

O Kingklip Mk2 é um sonar de casco (HMS, sigla em inglês para Hull Mounted Sonar) ativo e passivo de média frequência para corvetas e fragatas de diversas finalidades. O Kingklip HMS dispõe-se de características de alto desempenho através de:

 

– Detecção de longo alcance em todas as condições ambientais, com 3ª geração de Beamforming Adaptável;

– Alerta de torpedo permanente, e capacidade de evitar obstáculos subaquáticos, e,

– Interoperabilidade multiestática com a família de captores VDS, e com o sonar de imersão FLASH em todo o mundo.

 

A THALES possui mais de 150 sonares de cascos (HMS) operando com mais de 20 Marinhas, desde 1975. O Kingklip HMS foi selecionado em 2017 pela Marinha Francesa para equipar as fragatas de classe La Fayette e a próxima geração de fragatas FTI (fragata de tamanho médio).

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter