BR-CN: III Reunião do Diálogo Estratégico Global Brasil-China

Realizou-se, em 25 de julho, em Brasília, a III Reunião do Diálogo Estratégico Global (DEG) Brasil-China, copresidida pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo, e pelo Conselheiro de Estado e Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi. O referido Diálogo foi estabelecido em 2012, para promover a evolução da agenda bilateral, assim como para intercambiar opiniões sobre assuntos relevantes do contexto internacional.

Os ministros das Relações Exteriores saudaram os 45 anos de estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e China completados neste ano. Ressaltaram a solidez da agenda bilateral, refletida no intenso calendário de troca de visitas de alto nível em 2019.
 

<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

As partes intercambiaram informações sobre as respectivas políticas externas e avaliaram o progresso da cooperação bilateral nas áreas de comércio; investimento e infraestrutura; e ciência, tecnologia e inovação; entre outras. Ao destacarem a maior corrente de comércio bilateral da história em 2018, de quase US$ 100 bilhões, renovaram o interesse em seguir expandindo os fluxos bilaterais de comércio, sobretudo com a diversificação e agregação de valor dos produtos vendidos pelo Brasil. Os dois lados concordaram em trabalhar para ampliar os fluxos de investimento, de acordo com seus respectivos interesses e regras nacionais.

Os ministros trataram também de temas relevantes de suas respectivas regiões e da agenda internacional, como OMC, G20 e BRICS.

 

III Reunião de Ministros das Relações Exteriores do BRICS

Será realizada no Rio de Janeiro, em 26 de julho, a III Reunião de Ministros das Relações Exteriores do BRICS, agrupamento presidido, no ano corrente, pelo Brasil. O encontro será conduzido pelo Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo.
 
Participarão da Reunião o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov; o Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi; a Ministra de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Naledi Pandor; e o Ministro de Estado dos Transportes Rodoviários da Índia, V.K. Singh.
 
Na ocasião, os Ministros trocarão opiniões acerca de temas da agenda política internacional, como reforma da governança internacional e das Nações Unidas e a situação política global. A interação entre os Ministros deverá, também, contemplar as diferentes áreas da cooperação entre os BRICS e os resultados esperados durante a presidência brasileira do agrupamento, que culminará na 11ª Cúpula do BRICS, em Brasília, nos dias 13 e 14 de novembro de 2019.
 
Ao final do encontro, será emitido comunicado conjunto de imprensa.


Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter