COTer coordena exercícios combinados com o Exército Sul dos Estados Unidos

No dia 18 de maio, a Chefia do Preparo da Força Terrestre e a 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército realizaram reunião com o Exército Sul dos Estados Unidos da América. Participaram do evento o General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa, Chefe do Praparo da Força Terrestre, o General de Brigada Otávio Rodrigues de Miranda Filho, 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército, o Major-General Daniel R. Walrath, Comandante do Exército Sul dos EUA, além de integrantes desses órgãos.

O objetivo da reunião foi coordenar as ações necessárias para dar prosseguimento às atividades combinadas entre os dois exércitos no corrente ano e em 2021, bem como trocar lições aprendidas sobre o combate à COVID-19.

Entre outros assuntos, foram debatidas ações futuras a serem realizadas no contexto da Operação Culminating e da Operação Panamax. Nessas duas operações, militares brasileiros participarão de exercícios simulados junto aos centros de instrução americanos, empregando uma Subunidade da Brigada de Infantaria Pára-quedista e oficiais brasileiros, compondo o Estado-Maior e a célula de simulação.

Foram também coordenadas ações para que militares americanos participem de exercícios da Força Terrestre: Oficiais americanos integrarão os Estados-Maiores que serão adestrados na Operação Amazônia e na Operação Agulhas Negras.

Dessa forma, o Exército moderniza seu Sistema de Prontidão Operacional, desenvolvendo a interoperabilidade e a capacidade de adestramento em operações combinadas.

Fonte: COTER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter