BR-US: Íntegra Acordo RDT&E entre o Brasil e o EUA

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA) firmaram, no domingo (08MAR2020), em Miami, o Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (RDT&E). O objetivo do RDT&E é abrir caminho para que os dois governos desenvolvam futuros projetos conjuntos alinhados com o mútuo interesse das partes, abrangendo a possibilidade de aperfeiçoar ou prover novas capacidades militares.

Na ocasião da visita do presidente Jair Bolsonaro ao Southern Command (SOUTHCOM), o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Brasil (EMCFA), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Raul Botelho, e o Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos, Almirante-de-Esquadra Craig Faller, assinaram o acordo RDT&E. Os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, das Relações Exteriores, Ernesto Araujo, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, participaram da cerimônia.

Em declaração à imprensa, o ministro da Defesa ressaltou a parceria histórica do Brasil com os Estados Unidos. “Estivemos juntos pela democracia na Segunda Grande Guerra e hoje estamos aqui discutindo aspectos do ambiente regional” afirmou.

Em relação ao RDT&E, Azevedo e Silva destacou seu ineditismo. “Hoje assinamos mais um acordo inédito com os Estados Unidos”, ressaltou. “Poucos países têm acordo para o desenvolvimento da área de defesa, pesquisa, desenvolvimento, testes e avaliação dos aspectos que concernem à defesa", finalizou o ministro, agradecendo ao Almirante Faller.

A classificação do Brasil como um aliado preferencial extra OTAN foi um passo fundamental para viabilizar o RDT&E. Além de ampliar a penetração brasileira no mercado dos EUA, o acordo poderá facilitar a entrada de produtos brasileiros em outros 28 países membros da OTAN, grande parte dos quais têm acesso ao fundo americano de Defesa. O RDT&E tem como um de seus pilares a adoção do padrão OTAN para todos os produtos que forem produzidos.

Este RDT&E na?o impede as partes de celebrar qualquer outro acordo na a?rea de pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliac?a?o.

 

ACORDO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA REFEREN… by  Scribd

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter