Operação Arroio IV prepara subunidade paraquedista para exercício combinado com tropas norte-americanas

A Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) concluiu a Operação "Arroio IV", exercício de adestramento de uma subunidade (SU), executado em três fases contínuas, que faz parte do ciclo de preparo para o Exercício Combinado "Culminating", que acontecerá em 2021, ao lado de tropas dos Estados Unidos.

A 1ª fase, realizada no período de 11 a 14 de novembro, consistiu em um exercício de adestramento de simulação virtual, desenvolvido nas instalações do Centro de Adestramento Leste, na cidade do Rio de Janeiro, empregando o Software Virtual Battlespace 3.

 

Na 2ª fase, executada no período de 15 a 21 de novembro, no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas na cidade de Resende (RJ), foi realizada uma imersão da SU "Culminating" em um cenário de combate, empregando um exercício de adestramento com simulação viva. O exercício foi acompanhado pelo General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa, Chefe do Preparo da Força Terrestre, e pelo General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista.

Encerrando as atividades, na 3ª fase, foi desenvolvido, experimentalmente, um Módulo de Tiro de Combate de Pelotão. Essa fase ocorreu em coordenação com o Comando de Operações Terrestres.

 

Fotos: Maj Fernando Cossa

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter