BR-US: Operação Culminating Continuam os preparativos

Rio de Janeiro (RJ) – O Exercício Combinado "Culminating", a ser realizado entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos, em fevereiro de 2021, é a conclusão de um ciclo de cinco anos de intercâmbio entre os dois exércitos, conduzido por meio das conferências bilaterais de Estado-Maior.

A Operação, inédita entre os dois países, é baseada no emprego de uma subunidade de fuzileiros paraquedista (SU Fuz Pqdt), enquadrada em um batalhão de uma brigada da 82ª Airborne Division, durante um exercício de avaliação de adestramento, realizado no Joint Readiness Training Center (JRTC), em Fort Polk, no estado americano da Louisiana.

Além da SU Fuz Pqdt, participarão da operação uma equipe de ligação junto ao batalhão americano e uma equipe de observadores, controladores e adestradores (Eqp OCA) do Centro de Adestramento Leste, bem como elementos da Companhia de Precursores Pára-quedistas, 20º Batalhão Logístico Pára-quedista, 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista e a 20ª Companhia de Comunicações Pára-quedista.

No total, serão aproximadamente 220 militares brasileiros empregados na missão. Durante a rotação, período em que as tropas permanecem dentro do centro de treinamento (JRTC), serão realizadas ações ofensivas e defensivas, empregando a simulação viva, amparada por dispositivos de simulação e engajamento tático (DSET). As missões ocorrerão dentro de um contexto de combate convencional, com as ações das forças participantes, realizadas em dupla ação.

No ano de 2019, a SU Culminating realizou diversas atividades de preparação e adestramento, visando ao exercício combinado, incluindo a seleção de pessoal, instruções de nivelamento e quatro operações, sendo duas de adestramento nível pelotão (Op Arroio I e II) e duas de adestramento nível subunidade (Op Arroio III e IV). Esta última foi realizada no Campo de Instrução da AMAN, em Resende-RJ.

Para o ano de 2020, a companhia irá participar de mais três operações de adestramento nível subunidade e do Home Station Training, último exercício antes da partida para os EUA, com a participação de militares americanos do JRTC.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter