COBERTURA ESPECIAL - Brasil - EUA - Aviação

03 de Junho, 2019 - 10:55 ( Brasília )

Militares da FAB participam de exercício internacional

Dentre as missões a serem executadas, destaca-se o Apoio Aéreo Aproximado

Tenente Bruno Iha, Tenente Emília Maria E Tenente Coronel Santana


Os Esquadrões do 3º Grupo de Aviação - Escorpião (1º/3º GAV), Grifo (2º/3º GAV) e Flecha (3º/3º GAV), que operam aeronaves A-29 Super Tucano, participam, de 31 de maio a 14 de junho, do Exercício Internacional Green Flag West, na Base Aérea de Nellis, em Nevada, nos Estados Unidos.

Sediado nas instalações do 549th Combat Training Squadron, unidade responsável pela organização do Exercício, o 3º Grupo de Aviação cumprirá uma dinâmica rotina de treinamentos envolvendo operações ar-solo em um cenário tático, simulando conflitos regulares e irregulares, em ambiente de deserto.



Dentre as missões a serem executadas, destaca-se o Apoio Aéreo Aproximado (ApAA) que dará suporte às Forças do Exército Americano próximas ao centro de treinamento de Fort Irwin na Califórnia. Além dos pilotos do 3º Grupo de Aviação, também participam do treinamento militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), conhecido como PARA-SAR, que executarão missões de Guiamento Aéreo Avançado (GAA) em suporte ao Exército Americano.

Segundo os participantes, o exercício é extremamente importante para o preparo e atualização doutrinária da Força Aérea Brasileira, por meio do intercâmbio operacional e da troca de experiências com a Força Aérea dos Estados Unidos, para atualizar táticas, técnicas e procedimentos, bem como a doutrina em missões de ar-solo conjuntas.

Uma aeronave C-130 Hércules apoia a missão transportando material de apoio e equipes de manutenção. Além disso, um avião C-99 também foi utilizado para transportar pilotos e equipe de suporte até Nevada.

Fotos: Major Palmeira e Tenente Iha/Esquadrão Flecha e Tenente Vellasques/Esquadrão Escorpião

VEJA MAIS